Cadastre-se

Gestão Pública

Por Marla Rodrigues
 


O gestor coordena projetos que envolvam o orçamento público

Este curso forma profissionais capazes de compreender, planejar e gerir a Administração Pública. O gestor público pode atuar em todos os setores da esfera pública, seja ele municipal, estadual ou federal; e nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Sua função é planejar o espaço urbano e rural e avaliar impactos resultantes da implementação de políticas públicas.

Os órgãos públicos têm grande importância na sociedade devido à sua responsabilidade em gerir o dinheiro público de forma socialmente responsável, eficaz e satisfatória. Por esse motivo este tecnólogo é fundamental neste processo, tanto na área social quanto administrativa e econômica. Ele é capaz de desenvolver com empreendedorismo e competência a gestão estatal.

Mercado de trabalho

No mercado, este profissional pode oferecer consultorias, executar auditorias e ministrar aulas. Pode também trabalhar em empresas privadas que se relacionam com o poder público em sua administração direta ou indireta. O principal meio é mesmo na função pública, podendo prestar concursos que exijam essa formação acadêmica.

A pessoa formada em gestão pública pode:

- Traçar e executar estratégias de gestão;
- Coordenar programas e projetos;
- Liderar equipes de execução de mudanças;
- Promover desenvolvimento sustentável e
- Operar ações de licitação, contrato, prestação de contas e cálculo de benefícios funcionais e previdenciários.

O curso

O curso de gestão pública tem como principais disciplinas: sistema político brasileiro, administração pública, empreendedorismo, matemática financeira, economia brasileira, direito público, desenvolvimento sustentável, licitações e contratos, planejamento urbano, gestão ambiental, gestão de educação, saúde e turismo e direito constitucional.

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UCB; IESB

Região Nordeste
Bahia: UFBA; UFRB
Maranhão: IFMA
Paraíba: UFPB
Rio Grande do Norte: UFRN; IFRN; FACEX

Região Norte
Amazonas: UEA
Pará: IFPA; UNAMA
Roraima: FAA
Tocantins: IFTO

Região Sudeste
Minas Gerais
: UEMG; PUC Minas; Uni-BH
Rio de Janeiro: Universo; FCEACDB; USS; FASE; FABEC
São Paulo: Metodista; Unoeste

Região Sul
Paraná: UFPR; FECEA; IFPR
Rio Grande do Sul: UFPel; Unipampa; IFFarroupilha; UCS; URI
Santa Catarina: UnC









Receber respostas por email


  • terça-feira | 11/11/2014 | Débora

    Pois estou no 3 semestre me arrependir, não façam e dinheiro jogado fora.

  • quarta-feira | 20/08/2014 | PAULO

    Não existe profissão ruim, apenas profissionais ruins, se é bom no que faz, independente de mercado, de taxa de desemprego, de saturação profissional, você irá se destacar. O curso é ótimo e todos deveriam saber o que é ensinado neste curso, agora cabe a cada um ser um bom profissional ou apenas ter um diploma na parede como disse nosso colega anteriormente.

  • segunda-feira | 11/08/2014 | Ester Souto

    Estou cursando o primeiro semestre de Gestão Pública a distância e até o momento não me arrependi da escolha que fiz. Na grade curricular há muitas leis, o que é de grande proveito pra uma futura graduação em Direito, aliás a grade curricular de Direito é reduzida com você tendo CST em Gestão Pública. Quero seguir carreira pública, e é uma boa base o curso para quem pretende se tornar um concurseiro. Bom, quem não corre atrás do futuro que quer, tem que aceitar o futuro que vier. É estudar e não ficar parado com o diploma na mão. Bjs

  • domingo | 04/05/2014 | vick

    meu futuro

Brasil Escola nas Redes Sociais