Hotelaria

Por Tiago Dantas

O bacharel em hotelaria é aquele profissional especializado na administração de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos.
O bacharel em hotelaria é aquele profissional especializado na administração de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para muitos especialistas, o Brasil possui um dos maiores potenciais turísticos inexplorados do mundo. Esse potencial turístico que por muitas vezes não é aproveitado poderia muito bem estar gerando renda para o próprio país. Entre vários fatores que contribuem para essa situação, o principal deles é a má administração hoteleira e a falta de profissionais especializados na área. Felizmente, novos profissionais especializados no turismo e em hotelaria têm surgido, buscando sempre desfrutar, de forma inteligente e sustentável, do nosso potencial turístico.

O bacharel em hotelaria é aquele profissional especializado na administração, promoção e organização de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos. Esse profissional atua desde a criação de um novo hotel, estabelecendo prioridades em questões relativas à localidade, estrutura física, etc; no ciclo natural de um hotel, controlando atividades de empregados, negociando com fornecedores, estabelecendo cardápios de refeições, etc; e na promoção de um hotel, estabelecendo estratégias de marketing, brindes, etc.

O perfil do turismo brasileiro tem se modificado positiva e gradativamente com o surgimento desses profissionais. De fato, vários projetos de novos hotéis e empreendimentos surgem a cada dia no Brasil, fazendo com que o mercado para esse profissional esteja em plena ascensão. Outra área que muitos profissionais têm encontrado oportunidades é a de turismo de negócios, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há uma variação nos salários, conforme o cargo exercido e a região do Brasil, estando fixados entre R$ 1.800 e R$ 4.500.

O curso dura em média, quatro anos. No início são estudadas disciplinas das ciências humanas, como administração, direito, economia, etc., posteriormente o aluno vê matérias mais específicas.

Instituições

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRRJ
São Paulo: UNISO; UNIP; USF; SENAC; HOTEC; Anhembi Morumbi; Unimonte; FASAS; FASS

Região Nordeste
Ceará: FAECE
Maranhão: UFMA
Paraíba: UFPB
Pernambuco: UFPE; FBV
Rio Grande do Norte: FCC

Região Norte
Rondônia: UNESC

Região Centro-Oeste
Goiás: FAC-LIONS

Região Sul
Paraná: Unioeste
Rio Grande do Sul:UCS; PUCRS