Matemática

Graduação tem duração média de 4 anos e se divide em licenciatura e bacharelado
Por Lorraine Vilela Campos

Videoaulas são uma das opções de trabalho para o matemático
Videoaulas são uma das opções de trabalho para o matemático
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Matemática é a área do conhecimento que integra as ciências exatas e é responsável pela sistematização de medidas, quantidades, espaços, estruturas e variações. Trata-se também da nomenclatura dada para a graduação que forma matemáticos e professores aptos ao ensino da disciplina. 

O estudante de Matemática precisa gostar da disciplina, deve ter concentração e não pode ter preguiça em testar possibilidades de resolução. 

Tópicos deste artigo

Curso

O curso de Matemática tem duração média de 4 anos (8 semestres) e pode ser encontrado nas modalidades presencial, a distância (EaD) e híbrido. A graduação se divide em duas modalidades de formação: licenciatura e bacharelado, veja a diferença:

  • Licenciatura: modalidade mais lembrada quando se fala em Matemática, a licenciatura tem a grade curricular voltada para formação de professores dos ensinos fundamental e médio. Por isso, o conteúdo abordado durante a graduação apresenta, também, disciplinas de caráter pedagógico. 
  • Bacharelado: a grade do bacharelado se assemelha ao que é visto na licenciatura, mas não há disciplinas voltadas para pedagogia, já que o foco é formar matemáticos para a carreira acadêmica, consultoria, produção de conteúdo e mercado financeiro, por exemplo. 

Disciplinas

A grade curricular tem como base disciplinas do ramo da Matemática, abordando as grandes áreas: Álgebra, Análise, Fundamentos, Geometria e Topologia, além de Física, Estatística e Computação. Na licenciatura, há ainda matérias de cunho pedagógico no conteúdo. 

Veja algumas disciplinas do curso:

  • Álgebra
  • Cálculo
  • Análise
  • Computação
  • Física
  • Equações Diferenciais
  • Estatística
  • Geometria
  • Funções Complexas
  • Física Experimental
  • Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Topologia
  • Probabilidade
  • Séries Temporais
  • Técnicas em Teoria de Controle
  • Lógica
  • Matemática Industrial
  • Matemática Financeira
  • Autômatos, Computabilidade e Complexidade
  • Mecânica
  • Medida e Integração

Mercado de Trabalho

É comum relacionar o trabalho do profissional de Matemática ao ensino em sala de aula. Apesar de ser uma escolha de muitos, não se trata da única opção para o matemático. Veja a seguir algumas áreas de atuação:

Ensino/Docência

A licenciatura prepara o estudante para o ensino de Matemática nos ensinos fundamental e médio e em cursos pré-vestibulares. Com pós-graduação, o professor pode dar aulas também no ensino superior. 

Pesquisa

As pesquisas fazem parte da vida de muitos matemáticos, por isso, é comum que bacharéis sigam estudando após a graduação e publiquem os resultados de seus estudos. 

De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), algumas áreas de pesquisa são: geometria algébrica, geometria diferencial, probabilidade, estatística, equações diferenciais parciais, dinâmica dos fluidos, computação gráfica, pesquisa operacional, otimização, economia matemática, dinâmicos, análise, topologia diferencial, geometria simplética e matemática discreta.

Mercado financeiro

A amplitude de possibilidades do mercado financeiro tem atraído a atenção dos matemáticos. O profissional pode trabalhar com análise e projeções de riscos, modelagens de sistemas financeiros e gerenciamentos de investimentos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível trabalhar em empresas de consultoria, bancos, financeiras, fintechs, bolsas de valores e até setores da Administração Pública voltados para Economia. 

Consultoria

O matemático pode trabalhar com consultoria para empresas, órgãos públicos, instituições de ensino e até mesmo veículos de comunicação e entretenimento. 

É comum a presença do matemático como fonte em jornais para falar sobre os mais diversos assuntos. Na pandemia de Covid-19, por exemplo, o profissional de Matemática passou a ser mais procurado para explicar as projeções de casos e mortes pela doença. 

Produção de material didático

A produção de material didático para livros, sites, apostilas, DVDs, CDs, Podcast e videoaulas é uma possibilidade de atuação para o matemático ou professor de matemática. 

O Brasil Escola, por exemplo, conta com textos feitos por professores de matemática sobre diferentes assuntos. Também há as videoaulas de Matemática em nosso canal no YouTube!

Informática

O matemático que gosta da área de tecnologia pode trabalhar com algoritmos, por exemplo. O ramo de desenvolvimento de aplicativos também é uma possibilidade de atuação para o profissional de Matemática. 

Salário

O salário do matemático varia conforme a área de atuação e o tipo de empresa em que trabalha. De acordo com o site salario.com.br, a média salarial para um professor de ensino médio (levando em consideração acordos coletivos de todo o país) é de R$ 3.400.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Espírito Santo; Ufes, IFES
Minas Gerais; UFMG, PUC-MG, Ufop, UFV, UFU, UFSJ, Unimontes, UFJF, Ufla, Unifal, UFVJM, Unifei, IFNMG, IFMG, IFSEMG, IF Sul de Minas
Rio de Janeiro; UFF, Uerj, Unirio, UFRRJ, PUC-RJ, UFRJ, Uenf, IF Fluminense, IFRJ
São Paulo; Unesp, PUC-Campinas, Unicamp, Mackenzie, USP, Unifesp, UFSCar, IFSP, UFABC

Região Norte
Acre; Ufac, IFAC
Amapá; Unifap
Amazonas; Ufam, UEA, IFAM
Pará; UFPA, Uepa, IFPA, Ufopa
Rondônia; Unir
Roraima; UERR, UFRR.
Tocantins; UFT, IFTO

Região Nordeste
Alagoas; Ufal, Uneal, IFAL
Bahia; IFBA, UFBA, Uneb, Uesc, UCSal, Uefs, Uesb, UFRB
Ceará; IFCE, UFC, UVA, Unilab, Uece
Maranhão; Uema, IFMA, UFMA.
Paraíba; UEPB, UFPB, IFPB, UFCG
Pernambuco; UFPE, UPE, Unicap, UFRPE, IFPE
Piauí; IFPI, UFPI, UESPI
Rio Grande do Norte; UFRN, Uern, IFRN
Sergipe; UFS, IFS.

Região Centro-Oeste
Distrito Federal; UnB, UCB
Goiás; UEG, UFG, PUC-GO, IF Goiano, IFG
Mato Grosso do Sul; UFMS, UEMS, UFGD
Mato Grosso; UFMT, Unemat, IFMT

Região Sul
Paraná; UEL, UEM, PUC-PR, UFPR, UTFPR, Unioeste, UEPG, Unicentro, IFPR, Uenp
Rio Grande do Sul; Ulbra, PUC-RS, UFRGS, Furg, UFSM, IFRS, UFPel, IF Farroupilha, Unipampa
Santa Catarina; UFSC, Udesc, Furb, IF Catarinense

Assista às nossas videoaulas