Cadastre-se

Medicina Veterinária

Por Marla Rodrigues
 


Amor e respeito aos animais são essenciais para a profissão

O Brasil é o segundo maior produtor de insumos para saúde animal do mundo. Os rendimentos neste setor cresceram, desde 1998, cerca de 240% e o faturamento de 2008 deve alcançar os R$ 3 bilhões. Este fortalecimento é causado principalmente pelo aumento das exportações de produtos veterinários e também do mercado para pets e animais de companhia.

Com números tão bons, só se pode dizer o quanto o mercado está aquecido para os profissionais formados em Medicina Veterinária. O segmento mais rentável tem sido o de produção e controle sanitário de animais de grande porte, como bois e vacas. O país é exportador de carne bovina e precisa intensificar a qualidade de seus produtos para competir no mercado internacional.

Além disso, o veterinário é responsável também pela fabricação de produtos de origem animal, pela prestação de assistência clínica e cirúrgica de todo tipo de animal e pela alimentação e reprodução de rebanhos.

Outra área importante da profissão é a atuação na pesquisa de vacinas e medicamentos contra doenças animais, como a raiva ou a febre aftosa. Suinocultura e avicultura também são setores de franca expansão no Brasil.

O veterinário vê na faculdade matérias como histologia e embriologia veterinária, anatomia dos animais, estatística aplicada, parasitologia veterinária, fisiologia veterinária, microbiologia veterinária, genética, imunologia veterinária, farmacologia animal, patologia veterinária, epidemiologia, política agrícola, clínica médica, zootecnia, doenças infecciosas, técnicas operatórias, reprodução animal, apicultura e agroecologia.

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: UFG, Objetivo.
Mato Grosso: UFMT.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UCDB, Unigran.

Região Nordeste
Alagoas: UFAL, Cesmac.
Bahia: Uesc, UFBA, UFRB
Ceará: Uece.
Maranhão: Uema.
Paraíba: UFCG, UFPB.
Pernambuco: UFRPE, IFPB
Piauí: UFPI.
Rio Grande do Norte: Ufersa
Sergipe: UFS

Região Norte
Acre: UFAC
Amazonas: UFRA, Esbam.
Pará: UFRA, UFPA.
Rondônia: Unir, Facimed, Aparício Carvalho.
Tocantins: UFT

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, UVV.
Minas Gerais: UFMG, PUC-Minas, Ufla, UFU, UFV.
Rio de Janeiro: UFF, Unig, Estácio, Unigranrio, UFRRJ, UENF.
São Paulo: USP, Unesp, Anhembi Morumbi.

Região Sul
Paraná: UFPR, UEM, UEL, PUC-PR, Fepar, UTP, Unicentro, Uenp, UFFS.
Rio Grande do Sul: UFRGS, PUC-RS, UFPel, UFSM, Unipampa.
Santa Catarina: Furb, Udesc, IF Catarinense

Cursos mais concorridos *

Universidade Candidato/vaga Vagas
UFRA 23,20 80
UFV 22,15 48
USP 20,11 80
Unesp 20,6 60
UDESC 19,0 45
UFPA 16,40 30
UFSM 16,02 75
UFG 14,67 51

* Dados do Vestibular 2011, considerando vagas totais ou do sistema universal. Universidades que ofereceram menos de 30 vagas foram descartadas.









Receber respostas por email


  • quarta-feira | 13/08/2014 | Caroline Rodri...

    Sensacional! Sem dúvidas é o que eu quero! Tenho alguns amigos que são veterinários de clínicas e eles ultimamente reclamam um pouco dizem que tem muitas dívidas, despesas e etc Mas após ter lido eu me alegrei bem mais.

  • sábado | 01/02/2014 | Jaqueline

    "Além disso, o veterinário é responsável também pela fabricação de produtos de origem animal" O veterinario também é responsavel por isso? Achei que era o zootecnista, eu sei que a profissao medicina veterinaria tem uma variedade enorme de atuações como clinicas veterinarias, petshops, aeroportos, etc. Mas nessa parte eu nao imaginei, achei que era ssó o zootecnista mesmo.

  • quinta-feira | 22/08/2013 | Maria Luisa

    acho q nenhuma pessoa é igual a mim, eu desde de pequena quis fazer veterinária, AMO animais ,cachorro ,gato,cavalo,tbm quero cuidar de vacas ,.. , tds as crianças da minha idade tds os dias queriam ser uma coisa(uma profissão diferente) e eu ñ eu sempre quis ser veterinária e minha mãe sempre me apoiou pq ela sabia q eu algum dia vou ser por ainda ñ sai da escola mas logo quando eu sair eu vou caçar uma faculdade para mim realizar meu desejo e criar meu próprio consultório veterinário ... eu quero muito fazer veterinária algum dia e se Deus quiser eu vou fazer..

  • quinta-feira | 01/08/2013 | monica ferrei...

    adoro animais e estou qerendo faze medicina veteinaria

Brasil Escola nas Redes Sociais