Meteorologia

Por Eduardo de Freitas

Uma estação meteorológica onde coleta os dados
Uma estação meteorológica onde coleta os dados
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ciência que tem como objeto de estudo a atmosfera e suas variações. A principal finalidade do profissional é de prever o tempo a partir das observações de fenômenos naturais atmosféricos, como vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, através de programas sofisticados especiais pra essa finalidade.

O setor rural é o mais favorecido, pois na produção agrícola é fundamental a previsão do tempo para saber o tempo certo de preparo da terra, plantio e colheita.

Mercado de trabalho

O profissional trabalha basicamente na elaboração de previsão do tempo a partir das análises de radares e imagens de satélites. Existem boas perspectivas de trabalho, pois o número de profissionais é escasso, anteriormente o mercado era restrito aos órgãos do governo (municipal, estadual e federal) e institutos de pesquisa.

No entanto, isso mudou, pois empresas privadas, como Clima Tempo e Somar, e a área de licenciatura absorvem o contingente de profissionais. Outras instituições com perspectivas de trabalho como CEPETC, CETESB, INPE, INMET são tradicionais empregadores.

O curso

Nos primeiros anos os estudos são basicamente matemática e física, com muito cálculo.
Depois as disciplinas específicas como meteorologia física, micrometeorologia, agrometeorologia, climatologia e sensoriamento remoto, grande parte das aulas se passam em laboratórios equipados com radares e computadores.

As especificações profissionais são agrometeorologia, área operacional, biometeorologia, climatologia, hidrometeorologia, instrumentação meteorológica, meteorologia ambiental, previsão do tempo e radiometeorologia.

Instituições

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ
São Paulo: USP

Região Norte
Amazonas: UEA
Pará: UFPA

Região Nordeste
Alagoas: UFAL
Paraíba: UFCG

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel, UFSM

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)