Cadastre-se

Música

Por Tiago Dantas
 


A música é uma arte muito importante para o ser humano.

A música está presente em grande parte do nosso cotidiano: quando cantamos no chuveiro, quando ouvimos música dentro de um carro, quando vemos TV, etc. Por isso, a música é uma arte bastante importante para o ser humano, acompanhando-o desde os tempos pré-históricos.

O curso de bacharel em música oferece aos estudantes, os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música. Existem vários campos em que o bacharel pode atuar, tais como: maestro, em orquestras e conjuntos musicais; compositor, criando novas melodias e transmitindo-as; e arranjador, modificando uma música já inventada com o fim de melhorá-la.

O campo de trabalho para esse profissional é ampliado devido, principalmente, aos meios de comunicação e entretenimento, que fazem da música um dos seus principais objetos de trabalho. Assim, o músico tem a possibilidade de produzir trilhas sonoras para aberturas de programas, comerciais, filmes, etc.

Embora a profissão de músico seja algo bastante gratificante, o mercado de trabalho para o curso não é tão bom se comparado com a maioria dos cursos. De fato, existem muitos profissionais para um escasso mercado. No entanto, os bons profissionais ainda podem alcançar boas oportunidades na área.

O curso dura em média quatro anos. No início são estudadas matérias mais básicas, como História da música, Harmonia, Percepção musical, etc. Nos anos seguintes são estudadas disciplinas mais específicas e avançadas. Um detalhe importante relacionado ao curso de música é que todos os candidatos que pretendem realizá-lo precisam fazer uma prova prática de percepção musical anteriormente. O curso de Música é ministrado nas seguintes universidades:

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB
Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UFMS
Mato Grosso: UFMT


Região Sudeste
Espírito Santo:
Ufes, Fames
São Paulo: USP, Unicamp, UFSCar, Unesp
Minas Gerais: UFMG, UFU, Unimontes, UEMG, Ufop, UFSJ, UFU.
Rio de Janeiro: UFRJ, UniRio


Região Sul
Paraná:
UFPR, UEL, UEM, UEPG, Embap, FAP
Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM, Uergs
Santa Catarina: Udesc, Univali


Região Nordeste
Alagoas:
UFAL
Bahia: UFBA
Ceará: UFC, Uece
Maranhão: UFMA, UEMA
Paraíba: UFPB, UFCG
Pernambuco: UFPE
Piauí: UFPI
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN
Sergipe: UFS
 

Região Norte
Acre: Ufac.
Amazonas: UEA.
Pará: Uepa, UFPA.
Rondônia: Unir









Receber respostas por email


  • terça-feira | 26/08/2014 | Davy Mota

    Está crescendo esse sonho em mim a cada dia, e me identifico com esse mundo da música, mas como algo tão apreciado aqui no brasil,tão essecencial para nossa vida, tão agradante aos seus e aos nossos ouvidos, pode ser tão desvalorizado aqui no nosso país? por isso que em mim ainda prevaleçe o "medo" de não ter o retorno que quero. meu sonho precisa também me dar qualidade de vida. e seu eu não sobreviver com o que amo? mas mesmo assim vou me aprofundar mais no assunto, e orar ao criador desse mundo musical Deus, me ajudem com conselhos ou até mais por favor!! parabéns pelo trabalho.

  • domingo | 30/10/2011 | maria da conce...

    a músicaaa é o meu sonho se DEUS quizer vou realiza-lo esse sonho e muitos outros .

Brasil Escola nas Redes Sociais