Navegação Fluvial

Por Camila Mitye

Pelos rios brasileiros circulam pessoas e cargas: Importante meio de transporte
Pelos rios brasileiros circulam pessoas e cargas: Importante meio de transporte
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Brasil é um país que possui uma abundância enorme de rios. Cortando vários estados e regiões do país, eles servem como fonte de renda e alimentação para ribeirinhos, ponto de turismo para os brasileiros e, principalmente, meio de transporte. Pelos rios do Brasil, as embarcações navegam levando cargas e pessoas, muitas vezes sem a devida segurança.

Atividades

Existem, atualmente, três instituições no país que oferecem um Curso Superior Tecnológico de Navegação Fluvial. Este curso é destinado a formar profissionais capazes de realizar atividades em prol da segurança, bom estado e bom funcionamento das embarcações fluviais e do sistema hidroviário. Entre algumas funções do profissional de Navegação Fluvial estão:
- A construção de barcos em si, realizando testes de materiais adequados, a velocidade e a segurança da embarcação e dos estaleiros;
- Operação e administração de grandes embarcações e terminais portuários;
- Planejamento, execução e fiscalização de sistemas de transporte hidroviário, assim como sua interligação com outros tipos de meio de transporte;
- Realização de vistorias e emissão de laudos técnicos em barcos e estruturas hidroviárias;
- Controle do frete, armazenamento e distribuição de cargas, realizando a operação de sistemas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O profissional pode ainda trabalhar com pesquisa aplicada na área de Navegação Fluvial ou no setor de Turismo. O mercado de trabalho para este profissional inclui os pontos indicados acima (portos e terminais portuários), além de fábricas e estaleiros de construção de embarcações. O setor público oferece emprego para esse profissional, por meio de concursos públicos, na Marinha, onde realizará vistorias de embarcações nas capitanias dos portos. Ele pode ainda, trabalhar em outros órgãos do governo realizando a operação e o controle do sistema fluvial.

O Curso

Algumas das disciplinas cursadas durante os 3 anos, em média, do curso são: Usos múltiplos das águas, veículos fluviais, administração, hidrodinâmica, obras fluviais e economia do transporte fluvial.

Instituições de Ensino

As sete instituições que oferecem o curso (que pode ser chamado de Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval e Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluviais) são:

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UEZO (Rio de Janeiro)
São Paulo: Fatec-Jahu (Jaú).

Região Nordeste
Pernambuco: UNESJ (Jaboatão dos Guararapes)

Região Norte
Amazonas: UEA (Novo Airão); Ceulm-Ulbra (Manaus); UniNorte (Manaus)

Região Sul
Santa Catarina: Univali (Itajaí).