Produção de Grãos

Por Camila Mitye

Soja: expoente do setor de produção de grãos do Brasil
Soja: expoente do setor de produção de grãos do Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Como grandes personagens da agricultura e do agronegócio brasileiro, os grãos necessitam de atenção especial. Novas tecnologias de produção, classificação, beneficiamento e armazenamento devem ser implantadas em plantações de soja, por exemplo, a fim de manter sempre a qualidade do produto final.

Para tanto, é necessário um profissional capaz de gerenciar cada etapa do processo de produção, assim como buscar essas tecnologias. Tal profissional é o tecnólogo em Produção de Grãos (ou Produção de Grãos e Sementes). Ele executa atividades de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação das diversas fases do empreendimento agrícola.

Atividades

Veja outras competências desse profissional:
- Monitoração e avaliação do impacto ambiental na implantação de novas tecnologias;
- Conhecimento de aspectos relacionados à fertilidade, manejo e conservação do solo, assim como ao maquinário, ao armazenamento, ao beneficiamento e à comercialização dos grãos;
- Execução de análises de sementes e classificação de grãos;
- Cuida do controle de qualidade e aperfeiçoamento dos processos de produção de grãos;
- Controle da eficiência e da qualidade da produção, além de análises e emissão de laudos técnicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Produção de Grãos pode, ainda, realizar pesquisas genéticas para o melhoramento das sementes e grãos e para a produção de plantas.
Este profissional pode atuar em propriedades rurais produtoras de grãos e sementes (ou em empresas que realizam outras etapas como envasamento, comercialização e exportação), além de empresas de consultoria, órgãos fiscalizadores, empresas prestadoras de serviços e outras áreas do agronegócio.

O Curso

O curso possui, em média, 3 anos de duração e entre as disciplinas cursadas estão: Bioquímica, Meteorologia Agrícola, Genética, Armazenamento de grãos e Gestão de Projetos Agrícolas.

Instituições de ensino

Região Nordeste

Bahia: FILEM (Luís Eduardo Magalhães)

Região Centro-Oeste
Goiás:  UEG (Posse)
Mato Grosso: IFMT (Sorriso)

Região Sudeste
Minas Gerais: IFNMG (Arinos)

Região Sul
Rio Grande do Sul: IFFarroupilha (Alegrete, Júlio de Castilhos), IFRS (Ibirubá)