Teologia

Por Tiago Dantas

Teologia é a ciência que estuda e analisa as religiões e seus efeitos sociais e antropológicos.
Teologia é a ciência que estuda e analisa as religiões e seus efeitos sociais e antropológicos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A teologia é a ciência que estuda e analisa as religiões e seus efeitos sociais e antropológicos. O teólogo é o profissional que procura compreender não somente as religiões, seus dogmas e fundamentos, mas principalmente, seus efeitos sobre a sociedade e sobre o próprio ser humano.

Para fazer essa associação entre práticas e crenças religiosas e o desenvolvimento do homem e sociedade, o teólogo procura fazer uma ligação entre religião e outras áreas do conhecimento, principalmente na área das ciências humanas, como a Antropologia e a Sociologia.

Esse profissional atua, na maioria das vezes, como professor, além da possibilidade de atuar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ONG’s com apelo religioso. Em algumas instituições religiosas, a formação em teologia é um requisito necessário para alguém que pretende ser um líder religioso.

As principais vagas para esses profissionais se encontram em colégios, principalmente particulares, atuando como professor de educação religiosa, ou em universidades, nesse caso sendo necessária a pós-graduação do profissional. Devido ao aumento do número de editoras especializadas em religião, muitos teólogos têm encontrado novas oportunidades nesse ramo.

Não existe uma definição de grade curricular única para o curso. Assim, cada instituição de ensino possui seu próprio modo de desenvolver o curso, dando ênfase, às vezes, no estudo da análise sociológica da religião ou nos próprios textos sagrados. O curso dura em média quatro anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Goiás: PUC-Goiás

Região Nordeste
Alagoas: CESMAC
Bahia: UCSal
Ceará: FCRS
Pernambuco: Unicap

Região Sudeste
Minas Gerais: PUC-Minas; Católica de Uberlândia; FAJE
Rio de Janeiro: PUC-Rio
São Paulo: PUC-SP; PUC-Campinas; Mackenzie; Metodista; FIC; UniSal; Dehoniana

Região Sul
Paraná: PUCPR; FATADC; FEPAR
Rio Grande do Sul: PUCRS; UCPel; ULBRA; URI

Assista às nossas videoaulas