Cederj recebe inscrições para mais de 7 mil vagas no Vestibular 2015/2

Candidatos têm até 24 de maio para se inscrever. Pedidos de isenção serão recebidos até amanhã.
Em 15/04/2015 07h45 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2015/2. Os vestibulandos têm até 24 de maio para se inscrever, exclusivamente pela internet, e até o dia seguinte para efetuar o pagamento da taxa de R$ 65.

Faça sua inscrição

São 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância, ministrados no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e nas Universidades Federais Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O percentual de vagas reservado para o Sistema de Cotas (negros, indígenas, egressos da rede pública e pessoas com deficiência) varia conforme a instituição escolhida. Também há oportunidades para professores da rede pública e candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. 

Isenção
Candidatos que comprovarem renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.017 poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até amanhã, 16 de abril, por meio deste link. O prazo é o mesmo para as pré-inscrições no Sistema de Cotas.

Além de preencher o requerimento, o solicitante deverá imprimi-lo e entregá-lo no respectivo polo ou enviá-lo pelos Correios, junto com a documentação comprobatória listada no item 4 do Edital, até sexta-feira, das 13h às 19h. 

O resultado será anunciado em 18 de maio. Alunos do Pré-Vestibular Social do CEDERJ que não desejarem concorrer ao sistema de cotas, estarão automaticamente isentos do pagamento, devendo, somente realizar a inscrição.

Processo Seletivo 
Os Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI), com os locais de provas, estarão disponíveis a partir de 15 de junho. Já o Vestibular será realizado no dia 20 seguinte, das 9h às 14h. Serão aplicadas 40 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

Os vestibulandos também produzirão uma Redação e responderão cinco questões discursivas de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. O gabarito preliminar será liberado no mesmo dia com prazo de dois dias para recursos e os resultados das provas objetiva e discursiva serão publicados nos dias 3 e 8 de julho, respectivamente.

Já a primeira chamada é esperada para 14 de julho. As oportunidades são para os cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção; licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo; e tecnólogo em Gestão de Turismo e Sistemas de Computação.

Mais informações podem ser obtidas no Edital ou no Manual do Candidato.

Por Wanja Borges