Cursos mais concorridos e locais da 1ª fase do PAES 2019 da UEMA podem ser conferidos

Provas serão aplicadas no próximo domingo, 21 de outubro, para mais de 52 mil inscritos.
Em 15/10/2018 18h35 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uema
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os locais de prova dos 52.011 inscritos para o Programa de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e dos 5.102 candidatos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foram liberados nesta segunda-feira, 15 de outubro, e a seleção será realizada no próximo domingo (21), a partir das 13h.

Confira seu local de prova

A concorrência do PAES também está disponível para consulta. A distribuição de candidatos por vaga está dividida em oportunidades da UEMA e oferta da UEMASUL. 

Veja a concorrência completa

Medicina, em Caxias, é o curso mais concorrido da UEMA. A graduação tem 297,62 candidatos por vaga. Em seguida estão Direito - São Luís (88,22) e Medicina Veterinária - São Luís (28,84).

O curso mais disputado da UEMASUL é Medicina Veterinária, em Imperatriz/MA. Foram registrados 35.48 candidatos por vaga. Na sequência estão Administração - Imperatriz (14,41) e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa - Açailândia (13,76).

Ao todo, a UEMA oferece 4.214 vagas, sendo parte reservada aos cotistas (negros, indígenas e pessoas com deficiência). Já a oferta da UEMASUL é de 645 vagas, também com cotas para as categorias citadas anteriormente. 

O PAES também é utilizado como forma de entrada nos cursos de Formação de Oficiais, em São Luís, tendo oportunidades para Segurança Pública e Segurança Pública e do Trabalho.

Provas

Esta primeira etapa do PAES 2019 contará com 60 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio. 

Os inscritos para os cursos da UEMA terão provas nas cidades de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento. 

Já os concorrentes da UEMASUL participarão do PAES nas unidades de Imperatriz e Açailândia. 

Os classificados para segunda fase do PAES serão conhecidos em 13 de novembro. A próxima etapa de provas será aplicada no dia 25 seguinte e terá 12 questões discursivas de duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos e uma redação.

Obras Literárias

Os candidatos precisam ler as obras abaixo para a realização do PAES:

  • Morte e Vida Severina (Poema) - João Cabral de Melo Neto
  • Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
  • O Mulato - Aluísio Azevedo

Teste de Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música fizeram os testes de habilidades específicas em setembro. O resultado pode ser conferido neste link

Resultado do PAES

A UEMA não informou a data do resultado do PAES 2019. O cronograma completo será publicado posteriormente.

Mais informações no Edital.