Enem 2014: data de liberação do cartão de inscrição deve ser anunciada nesta semana

Na última edição, documento foi disponibilizado 23 dias antes do início das provas.
Em 21/10/2014 14h45 , atualizado em 21/10/2014 16h33 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 21 de outubro, por meio de contato telefônico realizado pelo Vestibular Brasil Escola, que a data do envio dos Cartões de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 deve ser definida e anunciada a partir de sexta-feira, dia 24, apenas 15 dias antes do início das provas. 

Na última edição, o documento foi disponibilizado com 23 dias de antecedência. Além de apresentar a data, horário e endereço do local de prova, os Cartões também contém o número de inscrição do candidato, bem como indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso. Eles também serão entregues pelos Correios. 

Um alerta no site oficial do Exame reforça que o Inep não enviou nenhum e-mail aos inscritos informando erros no “cartão de inscrição” ou solicitando recadastramento dos dados. O aviso foi disponibilizado em decorrência das denúncias feitas por estudantes, professores e funcionários sobre uma mensagem com o domínio @inep.gov.br que informava sobre tal necessidade. 

Vale ressaltar que esses falsos e-mails estão sendo enviados para qualquer pessoa, inscrita ou não no Enem 2014, já que os dados pessoais dos participantes são mantidos sob sigilo do Inep. Neste sentido, é recomendável que os estudantes fiquem atentos às possíveis mensagens que receberem redirecionando para outro site, diferente do oficial, e/ou solicitando informações pessoais.

Enem 2014
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente, em 1.699 cidades. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), constituídas por 90 questões. 

Acesse as dicas para o Enem 2014

No segundo, os candidatos serão condicionados a outras 90 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática, além da Redação. O Exame deste ano registrou 8.721.946 inscrições confirmadas. 

Lembrando que o Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, disponibilizará a correção comentada do Enem 2014 em tempo real, logo após o encerramento das provas. Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou pelo telefone 0800 616161.

Por Wanja Borges