Federal de Ouro Preto adere integralmente ao Enem

Em 12/08/2010 16h59 , atualizado em 12/08/2010 17h29 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualizado às 17h21

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulgou nesta quinta-feira, 12, que não irá mais aplicar as provas dos seus processos seletivos. Em decisão unânime do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), foi decidido que a seleção de novos alunos para os cursos de graduação será feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Com a decisão, a UFOP se torna a vigésima universidade federal do país a aderir integralmente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos vestibulares, a UFOP utilizava o Enem apenas de maneira parcial.

Os motivos que levaram a decisão foram a confiança no Enem como avaliador de competências, o fato de usar as notas do exame desde 1.999 e o baixo custo. Segundo a universidade, o dinheiro arrecadado com as inscrições nos processos seletivos não era suficiente para cobrir o gasto com o vestibular.

A UFOP também apontou vantagens para os candidatos, como o menor número de provas, facilidade de fazer o exame em sua cidade e fim do pagamento da taxa de inscrição no vestibular.

A Política de Ação Afirmativa que reserva 30% das vagas para candidatos egressos de escolas públicas será mantida. Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) pelos telefones (31) 3559-1351/1323/1331 e pelo e-mail vestibular@ufop.com.br.

Adesão

Apenas oito universidades federais ainda não definiram como irão usar o Enem em seus vestibulares: de Goiás (UFG); da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); do Piauí (UFPI); do Amapá (Unifap); de Tocantins (UFT); de Alfenas (Unifal); do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São Paulo (Unifesp).

A única universidade federal que descartou o Enem é a de Sergipe (UFS). Todas as outras aderiram, seja de maneira parcial ou integral, ao exame do Ministério da Educação (MEC).

Veja também:
Lista de adesão do Enem 2010
Como cada universidade irá usar a nota do Enem nos Vestibulares 2011
10/08: UFOP libera formulário para manifestação de interesse por vagas remanescentes do Vestibular 2010/2

Por Adriano Lesme