Grupo Galileo irá recorrer do descredenciamento junto ao MEC

Ministério descredenciou ontem Gama Filho e UniverCidade, que pertencem ao grupo.
Em 14/01/2014 08h48 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Por meio de nota, o Grupo Galileo – responsável pela Universidade Gama Filho (UGF) e pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) – informou na noite de ontem, 13 de janeiro, que vai recorrer da decisão do Ministério da Educação (MEC) sobre o descredenciamento de suas instituições, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis.

Segundo o grupo, "trata-se de uma decisão injusta e arbitrária, que leva o caos a duas das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro". De acordo com eles, a decisão põe em risco o emprego de 1,6 mil professores, cerca de 1 mil funcionários administrativos e compromete o futuro de seus estudantes.

Retrospecto

O MEC comunicou, ainda no início da noite de ontem, o descredenciamento das universidades em razão da baixa qualidade acadêmica, do grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e da falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.

Em 2012, após denúncias de irregularidades, o órgão instaurou um processo de supervisão para investigar as instituições. No início do ano passado, com novos controladores no Grupo Galileo a situação se agravou com greve de professores, funcionários e até de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições.

Todos os alunos serão transferidos. Segundo o MEC, em até cinco dias úteis, será publicado edital convocando as instituições de educação superior do Rio que tenham interesse e condições de receber os alunos matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta.

Por Dayse Luan
Com informações da Agência Brasil