IME 2016: inscrições do Concurso de Admissão terminam hoje (1º)

Taxa é de R$ 100. A seleção é responsável pelo preenchimento de 98 vagas em cursos de Engenharia.
Em 01/09/2015 06h00 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) encerra nesta terça-feira, 1º de setembro, as inscrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2015/2016. Serão preenchidas 98 vagas em cursos de Engenharia e a taxa é de R$ 100. 

Inscreva-se

Podem se inscrever os alunos do 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído, com idade entre 16 e 21 anos. O participante deve escolher, no momento da inscrição, em qual modalidade deseja concorrer, pois o Concurso de Admissão é dividido em CFG/Ativa, que visa a carreira militar, e CFG/Reserva, o qual corresponde apenas aos estudos de Engenharia. O total de vagas é dividido em 70 para o primeira e 28 para a segunda. 

No Instituto, os estudantes da ativa e reserva começam a graduação no Curso Básico, no qual ficam por dois anos. Depois, precisam escolher entre as seguintes especialidades: Engenharia de Fortificação e Construção; Engenharia Eletrônica; Engenharia de Comunicações; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Química; Engenharia Cartográfica; Engenharia de Computação.

Vestibular

A seleção é dividida em três etapas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). 

O Exame Intelectual possui duas etapas. A primeira será em 15 de outubro e é composta por uma prova com 40 questões objetivas sobre Matemática, Física e Química, cujo resultado será publicado em 20 seguinte. A segunda fase tem caráter discursivo, constituída das disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, cujos testes serão aplicados de 26 a 29 de outubro.

O resultado da segunda fase do Exame Intelectual será publicado em 18 de dezembro. Os classificados participam da Inspeção de Saúde, em 11 de janeiro de 2016. Por último, há o Exame de Aptidão Física, o qual testa o condicionamento físico dos participantes e que será realizado em 14 e 15 de janeiro.

A data do resultado não foi informada até o momento. As matrículas serão feitas no dia 12 de fevereiro de 2016, em horário a ser definido pelo IME.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.

Por Lorraine Vilela