IME 2016: Pedidos de isenção terminam nesta sexta-feira (31)

Documentação deve ser enviada pelos Correios ou entregue na Subdivisão de Concursos.
Em 31/07/2015 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) encerra nesta sexta-feira, 31 de julho, o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2016. Não serão aceitas as solicitações enviadas por e-mail. 

Inscreva-se no Concurso de Admissão

Os pedidos de isenção, que devem conter a documentação comprobatória, podem ser enviados pelos correios ou protocolados na Subdivisão de Concursos do IME, das 8h às 12h. A relação de documentos exigidos pode ser conferida no item 3 do Manual do Candidato

Podem solicitar o benefício os candidatos inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membros de família de baixa renda, assim como os dependentes de ex-combatentes das Forças Armadas.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 7 de agosto. Os candidato isentos devem se inscrever normalmente no Vestibular, mas ficam livres do pagamento da inscrição. 

Seleção

As inscrições para o Concurso de Admissão seguem até o dia 1º de setembro e a taxa é de R$ 100. Podem participar os alunos do 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído, com idade entre 16 e 21 anos. O candidato deve escolher, no momento da inscrição, em qual modalidade deseja concorrer, pois o Concurso de Admissão é dividido em CFG/Ativa, que destina-se a à carreira militar, e CFG/Reserva, o qual consiste apenas nos estudos de Engenharia. 

A seleção preencherá 98 cursos de Engenharia, sendo 70 para a modalidade CFG/Ativa e 28 para CFG/Reserva. Em ambas as categorias, os estudos são iniciados pelo Curso Básico, com duração de dois anos. Após este tempo, o estudante escolhe entre as seguintes especialidades: Engenharia de Fortificação e Construção; Engenharia Eletrônica; Engenharia de Comunicações; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Química; Engenharia Cartográfica; Engenharia de Computação. 

Provas

A seleção será realizadas nas cidades de Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo e Vila Velha. 

O Concurso de Admissão é dividido em três etapas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). 

O Exame Intelectual é composto por duas fases. A primeira será realizada no dia 15 de outubro e é constituída de uma prova com 40 questões objetivas sobre Matemática, Física e Química, cujo resultado será publicado em 20 seguinte. A segunda etapa é discursiva e contempla as disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, cujos testes serão aplicados de 26 a 29 de outubro.

A classificação da segunda fase do Exame Intelectual será publicado em 18 de dezembro. Os candidatos que seguem na disputa participam da segunda etapa, a qual é composta pela Inspeção de Saúde, a ser realizada em 11 de janeiro de 2016 e, por último, participarão do Exame de Aptidão Física nos dias 14 e 15 de janeiro.

A data de resultado final não foi informada. As matrículas serão realizadas em 12 de fevereiro. Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME

Por Lorraine Vilela