IME abre inscrições para o Concurso de Admissão 2016

Prazo segue até 1º de setembro e a taxa é de R$ 100. Pedidos de isenção começam dia 16 de julho.
Em 13/07/2015 07h20 , atualizado em 13/07/2015 09h19 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) abriu nesta segunda-feira, 13 de julho, as inscrições do Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2015/2016. A seleção preencherá 98 vagas em cursos de Engenharia. O prazo segue até 1º de setembro e a taxa é de R$ 100.

Inscreva-se

Podem se inscrever os estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído, com idade entre 16 e 21 anos. O candidato deve escolher, no momento da inscrição, em qual modalidade deseja concorrer, pois o Concurso de Admissão é dividido em CFG/Ativa, que visa a carreira militar, e CFG/Reserva, o qual consiste apenas nos estudos de Engenharia. O total de vagas é dividido em 70 para o primeira e 28 para a segunda. 

No IME, os estudantes da ativa e reserva iniciam a graduação no Curso Básico, no qual ficam por dois anos. Depois, precisam escolher entre as seguintes especialidades: Engenharia de Fortificação e Construção; Engenharia Eletrônica; Engenharia de Comunicações; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Química; Engenharia Cartográfica; Engenharia de Computação.

Isenção

Têm direito a isenção os candidatos inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membros de família de baixa renda, assim como os dependentes de ex-combatentes das Forças Armadas. Os candidatos que desejarem solicitar o benefício devem enviar a documentação comprobatória, especificada no Manual do Candidato, entre os dias 16 e 31 de julho.

A seleção

O Processo Seletivo é dividido em três etapas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). 

O Exame Intelectual possui duas fases. A primeira será realizada em 15 de outubro e é constituída por uma prova com 40 questões objetivas sobre Matemática, Física e Química, cujo resultado será publicado em 20 seguinte. A segunda etapa tem caráter discursivo, composta pelas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, cujos testes serão aplicados de 26 a 29 de outubro.

O resultado da segunda fase do Exame Intelectual será divulgado em 18 de dezembro. Os classificados participam da segunda etapa, a qual é constituída pela Inspeção de Saúde, em 11 de janeiro de 2016. Por último, há o Exame de Aptidão Física, fase que testará o condicionamento físico dos participantes e que será realizada em 14 e 15 de janeiro.

A data de divulgação do resultado não foi informada até o momento. As matrículas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2016, em horário a ser definido pelo IME.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.

Por Lorraine Vilela