Primeira fase do Vestibular 2019/2020 do IME será nesta terça-feira (15)

Instituto oferece 98 vagas para as modalidades Ativa e Reserva. Provas serão aplicadas em diversos estados.
Em 14/10/2019 20h00 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/IME
Crédito: Divulgação/IME
Crédito da Imagem: IME
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, aplica nesta terça-feira, 15 de outubro, as provas da 1ª fase do Exame Intelectual (EI) do Vestibular 2019/2020. Ao todo, 5.267 candidatos irão participar, sendo 3.920 da ativa e 1.347 da reserva.

As provas serão aplicadas a partir das 13h30 em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Veja os locais de prova

O IME sugere que o candidato chegue ao local de prova às 11h30, portando o cartão de identificação impresso e a carteira de identidade original com foto e materiais para a prova. Veja o que é permitido:

  • Caneta esferográfica (azul ou preta)
  • Lápis preto ou lapiseira (apenas para desenhos e rascunho)
  • Borracha
  • Transferidor
  • Par de esquadros
  • Compasso
  • Régua milimetrada

Provas

Puderam se inscrever no processo seletivo do IME os candidatos brasileiros com idade mínima de 16 anos (para todas as categorias) e máxima de 21 anos para a Reserva e 22 anos para a Ativa. As idades devem estar completas até 31 de dezembro de 2019.

O vestibular do IME é composto por duas fases do Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exercícios de Aptidão Física (EAF).

A primeira fase do EI, aplicada nesta terça, será formada por questões objetivas divididas em 15 questões de Matemática, 15 de Física e 10 de Química.

O IME divulgará os classificados para a segunda fase no dia 23 de outubro e a etapa seguinte será aplicada entre os dias 29 a 31 de outubro, com questões discursivas sobre Matemática, Física, Química e questões objetivas e discursivas sobre Português, Inglês e uma redação.

Próximas fases

O resultado preliminar do EI será divulgado no dia 10 de dezembro. Já a primeira chamada será realizada em 20 de dezembro

Os aprovados vão participar da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) para que sejam considerados aptos para entrar no instituto. A IS será realizada no dia 13 de janeiro de 2020. O EAF será realizado de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020 apenas para os candidatos que passarem na IS.

Vagas

O IME está oferecendo 98 vagas no Rio de Janeiro/RJ para as modalidades Ativa e Reserva. Veja as categorias:

Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Categoria voltada para quem deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
 
Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Modalidade destinada aos candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao aluno alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após este período, o estudante segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente.

O ciclo básico é geral para todos os estudantes e há a visão geral da Engenharia. Após este período, os alunos escolhem entre as especialidades de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Para mais informações acesse o Site do IME ou consulte o Manual do Candidato.