Inscrições para o Vestibular 2013 da UFPA foram prorrogadas

Prazo que encerraria amanhã foi adiado para a próxima semana, dia 17 de outubro.
Em 09/10/2012 18h28 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os interessados em participar do Vestibular 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) ganharam mais uma semana para se inscreverem. As inscrições que encerrariam amanhã, dia 10, foram prorrogadas até 17 de outubro. Lembrando que apenas inscritos no Enem 2012 podem participar do vestibular, pois o exame corresponde à primeira fase.

Faça aqui sua inscrição

O prazo para pagamento da taxa de R$ 50 agora é 18 de outubro. Na última sexta-feira, dia 5, a UFPA divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição (veja aqui). Os candidatos beneficiados estão automaticamente inscritos no vestibular.

O Processo Seletivo (PS) 2013 visa preencher 7.548 vagas em 179 opções de cursos, sendo 4.128 vagas para cursos em Belém e 3.420 para o interior do Pará (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure, Tucuruí, Tomé-Açu, Parauapebas, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará e Uruará). Outras 1.021 vagas adicionais poderão ser criadas para indígenas, pessoas com necessidades especiais, quilombolas e para os cursos de Educação no Campo e Etnodesenvolvimento.

De acordo com a Política de Ação Afirmativa da UFPA, metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Entre as vagas reservadas, 40% são para candidatos negros ou pardos e 25% para membros de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 933).

Provas

As provas da segunda fase serão realizadas no dia 9 de dezembro, das 14h às 18h, e será composta de 55 questões de múltipla escolha, referentes a 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões de cada uma delas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, literatura, filosofia, sociologia e língua estrangeira.

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro terão que fazer também o Exame de Habilidades Específicas (EHE), no dia 18 de novembro. O resultado desse exame será divulgado no dia 22 seguinte. O Cartão de Inscrição, com os locais de prova da segunda fase estará disponível para acesso a partir de 26 de novembro.

A UFPA não divulgou a data do resultado do PS 2013. A nota final do vestibular será a soma do desempenho obtido no Enem 2012 com a pontuação conseguida nas provas do PS 2013. Mais informações no Edital, pelo telefone (91) 3201-726 ou pelo e-mail ceps@ufpa.br.

Por Adriano Lesme