Maior cursinho gratuito do Brasil fica sem aulas no 1º semestre

Pré-Vestibular da UFSC perdeu a verba do Governo do Estado que mantinha o projeto.
Em 21/05/2012 17h15 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todo o ano o Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), maior cursinho gratuito do Brasil, abre inscrições em fevereiro, mas em 2012 elas foram adiadas constantemente, sem que o motivo fosse divulgado. Na semana passada o silêncio foi quebrado e a UFSC afirmou que o governo do Estado, parceiro do cursinho, interrompeu o repasse de R$ 3 milhões que seria usado para manter o projeto.

Segundo informações do Diário Catarinense, o governo de Santa Catarina decidiu cortar a verba do cursinho por causa dos reajustes da folha de pagamento dos professores e dos gastos na infraestrutura das escolas. A princípio, o corte foi feito apenas para o primeiro semestre, mas o governo estadual não deu nenhuma garantia de que o investimento será retomado.

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, afirmou que sem a parceria com o governo de Santa Catarina não é possível manter a gratuidade do pré-vestibular. O período letivo de 2012 ainda não começou, o que prejudica mais de 3 mil anos de baixa renda em cerca de 30 municípios catarinenses.

Manifestações

Desde que o motivo do atraso da abertura das inscrições foi relevado, milhares de pessoas têm se manifestado pela internet em prol da causa. Na rede social Twitter, a hashtag #AprovaColombo é usada pelos internautas para pedir ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que aprove a verba de R$ 3 milhões. Já no Facebook, a página “Salve o Pré-Vestibular da UFSC” conta com mais de 1.300 pessoas.

Nos processos eletivos para 2012, o Pré-Vestibular da UFSC aprovou 930 dos 1,2 mil estudantes de escolas públicas que prestaram provas nas instituições públicas de Santa Catarina. O número representou 75% dos ingressos. Na UFSC, das 889 vagas para cotas, 641 foram ocupadas por estudantes do cursinho.

Por Adriano Lesme