Participantes do Enem não terão mais acesso às provas corrigidas

Em 04/08/2011 15h05 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma liminar reverteu decisão que obrigava o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a possibilitar que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tivessem acesso à correção das provas objetivas e da redação.

A Justiça Federal de Brasília havia decidido em primeira instância que fosse promovida uma mudança no edital do Enem 2011 para liberar o acesso dos estudantes aos cartões de respostas, provas objetivas e às redações digitalizadas. A decisão foi cassada por um desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Advocacia-Geral da União (AGU), autora do recurso que foi acatado pelo magistrado, alegou que a alteração poderia gerar atrasos em todo o calendário e prejudicar os milhares de estudantes que usam o Sistema de Seleção Unificada (SisU) para entrar em universidades públicas.

Redação

A nota da prova da redação é polêmica constante nas edições do Enem. Todo ano milhares de estudantes reclamam que tiveram a redação zerada sem que o motivo fosse explicado. Alguns acionaram o Ministério Público para pedir a revisão das notas obtidas, mas os pedidos foram negados pelo Inep.

No dia 12 de julho, durante palestra na 63ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, disse que o governo está cogitando a possibilidade de encaminhar a redação do Enem corrigida a todos os candidatos. No entanto, isso só seria possível a partir do segundo semestre de 2012.

Enem 2011

As provas do Enem 2011 serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, em 1.599 municípios. O exame terá novamente quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além de uma redação. Serão 140 mil salas de aulas distribuídas em mais de seis mil escolas. Os locais de realização serão enviados pelos correios e disponibilizados também na página de acompanhamento da inscrição.

A partir de 2012 o Enem será realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre. A edição do primeiro semestre está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.

Veja também:
Os participantes do Enem têm direito de ver as correções? Opine!
A redação no Enem

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil