Processos seletivos de duas instituições mineiras ocorrem hoje

PAES 2014 da Unimontes acontece nos dois turnos. THE da UFJF começa às 8h para Arquitetura e Música.
Em 23/11/2014 00h21 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aplica hoje, 23 de novembro, as provas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (Paes) 2014. Elas acontecem das 8h às 12h, para inscritos na 1ª etapa, e das 15h às 19h para os demais. 

Confira seu local de prova

O processo seletivo será realizado nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Pompeu, Salinas, São Francisco e Unaí. São esperados 14.130 candidatos.

Inscritos na 1 e 2 etapas serão submetidos a 60 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Ciências (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e Língua Estrangeira, totalizando 60 e 120 pontos, respectivamente. 

Já os concorrentes da última etapa responderão 50 perguntas sobre as mesmas disciplinas e produzirão uma redação, totalizando 200 pontos. O gabarito sai após as 18h. É recomendável que eles se apresentem com 30 minutos de antecedência portando Documento Oficial de Identificação original com foto e caneta esferográfica comum de tubo transparente e tinta azul ou preta. 

Uma prova teórica de música e prática de instrumento será aplicada em 11 de janeiro de 2015 para candidatos aos cursos de Artes e Música. A lista de aprovados na última etapa será divulgada no dia 23 seguinte. Já o Extrato de Notas será disponibilizado em 31 de março. Serão preenchidas 743 vagas em 14 cidades. Detalhes no Edital, por meio dos telefones (38) 3229-8080 /8092 ou através desta página.

THE UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também aplica neste domingo as Provas de Habilidades Específicas do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2015. Das 8h às 12h, acontecem os testes de Arquitetura e Urbanismo, no Colégio de Aplicação João XXIII, situado na Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena. 

A primeira etapa do THE de Música, constituída pela prova de Teoria e Percepção, também será realizada a partir das 8h com duração máxima de 90 minutos, no mesmo local. Serão aplicadas questões objetivas sobre ritmo, melodia, harmonia, textura, notação nas claves de sol, dó e fá, timbres e dinâmica e linguagem e estruturação musicais. 

Os candidatos não poderão portar nenhum instrumento musical ou aparelho eletrônico. A prova Prática Musical será realizada nos dias 24 e 25, no Instituto de Artes e Design, localizado na Rua José Lourenço Kelmer, s/nº, Campus Universitário, Bairro São Pedro. Os horários serão informados  hoje, durante as provas da primeira etapa. 

Na ocasião, eles deverão executar uma peça, do repertório erudito ou popular, e outra de livre escolha do candidato, no limite máximo de 5 minutos. Os participantes deverão providenciar o seu próprio instrumento, exceto piano que será disponibilizado pela instituição. O resultado será publicado em 5 de dezembro. 

A segunda fase será constituída pelo aproveitamento das notas obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e as provas gerais serão aplicadas nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Já a primeira chamada, será disponibilizada em 12 de fevereiro de 2015. Serão preenchidas 1.402 vagas. Mais informações podem ser conferidas no Edital.

Por Wanja Borges