Resultados dos PSEs 2013 da UFPA e Unifesspa foram divulgados

Vestibulares ofereceram vagas para indígenas, quilombolas e dois cursos de licenciatura.
Em 11/01/2014 08h52 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foram publicados nesta semana os resultados dos Processos Seletivos Especiais (PSE) 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O processo seletivo foi exclusivo para participantes da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aprovados PSE UFPA

Aprovados PSE Unifesspa

Os processos seletivos especiais ofereceram 513 vagas para os cursos de licenciatura em Educação do Campo (Ciências Naturais) e Etnodesenvolvimento e 336 vagas em diversos cursos da UFPA e Unifesspa, divididas igualmente entre indígenas e quilombolas. 

Para os cursos da UFPA foram recebidas 5.810 inscrições e 399 candidatos foram classificados. Para a Unifesspa foram 537 inscritos e 109 estudantes aprovados para o curso de Educação no Campo, três indígenas foram classificados para os cursos de Direito, Pedagogia e Saúde Coletiva e dois estudantes quilombolas para os cursos de Direito e Pedagogia.

As vagas para os cursos da UFPA estão localizadas nos campi em Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Soure e Tucuruí. Já as vagas da Unifesspa são para Marabá, Xinguara, Rondón do Pará, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu.

O curso de Educação do Campo é oferecido em Marabá, Abaetetuba, Altamira, Baião, Brasil Novo, Cametá, Oieiras do Pará, Pacaja e Tomé-Açu, enquanto o curso de Etnodesenvolvimento é ministrado apenas em Altamira. 

As provas foram aplicadas no dia 3 de novembro, nos municípios onde são oferecidos os cursos. O caderno de provas teve uma redação e 5 questões objetivas de cada uma das seguintes disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia e literatura. Os classificados no teste objetivo e na redação passaram ainda por uma entrevista com a Comissão Avaliadora.

Para informações sobre matrícula, os calouros precisam procurar o Centro de Processos Seletivos (Ceps) a partir da semana que vem, pelo e-mail ceps@ufpa.br ou através dos telefones (91) 3201-7266 /8386 /8387. Outras informações nos Editais do PSE 2013.

Por Adriano Lesme