Textos longos é a principal reclamação de quem fez o Enem 2011

Em 25/10/2011 17h09 , atualizado em 05/07/2022 18h14 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a mais tranquila dos últimos anos. Até agora não foram registrados casos graves como vazamento da prova, que aconteceu no Enem 2009, ou erro na impressão das questões, como na edição de 2010. Porém, ainda existem algumas reclamações.

Através do Blog Interativo do Vestibular Brasil Escola, a maioria dos participantes reclama do tamanho dos textos.  De acordo com os comentários, o tempo é insuficiente para ler os textos e responder todas as questões. Essa reclamação é comum desde o Enem 2009, quando foi adotado o formato de 180 questões mais redação.

Veja a seguir alguns comentários retirados do Blog Interativo:

É um absurdo dizer que o governo brasileiro se preocupa com a educação do país...Uma prova que é de grande extensão e possui tantos textos enormes! Me desculpem as pessoas que a desenvolvem, más é lógico que não dá tempo de analisar toda a prova, o tempo é insuficiente. (Sarita Naiara)

A prova estava boa, mas esses textos que não acabam mais? Por favor, analisem melhor e diminuem eles. (Neusa Barros)

Foi uma prova fácil, mas com pouco tempo e textos muito grandes para uma questão. (Cinthia Machado)

Desesperador!!! Em uma prova tão fácil não ter tempo suficiente para ler e responder a todas as questões foi frustrante!! (Fernanda)

A prova estava muito boa... e poderia ter sido melhor se os textos fossem menores ou o tempo maior. Gente a prova do Enem virou prova de resistência! (Samila)

A reclamação é mais frequente em relação ao segundo dia de provas, quando os participantes têm 5h30 para responder 90 questões e ainda elaborar uma redação. Nenhum vestibular no Brasil cobra isso dos candidatos sem oferecer um tempo de descanso. No vestibular da Fuvest, considerado o mais difícil do Brasil, a primeira fase consiste em uma prova com 90 questões, mas sem redação e com textos menores.

Considerando apenas as páginas com as 90 questões, o caderno do primeiro dia do Enem 2011 tem 28 páginas e o do segundo tem 26, contra 21 páginas do caderno da primeira fase do Vestibular Fuvest 2011 e 19 do segundo dia de provas do Vestibular 2011/1 da Universidade de Brasília (UnB).

Apesar das reclamações e dos dados acima apresentados, o Diretor Pedagógico do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Célio Tasifano, diz que o Enem 2011 foi menos cansativo em algumas disciplinas. “As questões de Linguagens foram mais objetivas, com textos e enunciados mais enxutos se tomamos como referência as provas dos dois anos anteriores” – afirma Célio Tasifano.

Provas e Gabaritos

Os cadernos de provas dos dois dias do Enem 2011 foram divulgados na noite de ontem, 24 de outubro, e podem ser baixados nesta página. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve divulgar o gabarito oficial na noite desta terça-feira, dia 25.

Por Adriano Lesme