UEM diminui dias de provas do Vestibular

Mudanças visam aumentar número de candidatos e reduzir os custos de aplicação. Vestibular de Inverno será no dias 14 e 15 de julho.
Em 22/02/2019 10h58 , atualizado em 22/02/2019 10h58 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: UEM
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou nesta semana mudanças no seu processo seletivo. A partir do Vestibular de Inverno 2019, as provas serão aplicadas em dois dias em vez de três.

Até o Vestibular de Verão 2018, realizado em dezembro do ano passado, os candidatos participavam de três dias de provas, no período da manhã e com quatro horas de duração cada dia.

Como era

1º dia: 40 questões objetivas de conhecimentos gerais
2º dia: 20 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira e uma Redação
3º dia: 40 questões sobre disciplinas específicas, conforme o curso escolhido 

Agora, as provas serão aplicadas em dois dias, no período da tarde e com duração de até cinco horas.

Como vai ficar

1º dia: 40 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma Redação
2º dia: 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, 5 de Literatura, 5 de Língua Estrangeira e 30 de Conhecimentos Específicos (15 de cada matéria)

As provas do Vestibular de Inverno 2019 serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho. O período de inscrições será de 8 de abril a 8 de maio. Serão oferecidas 1.492 vagas, sendo 287 para cotistas. O programa das provas já foi divulgado.

Objetivo

Segundo a universidade, as mudanças no vestibular visam aumentar o número de candidatos, reduzir custos com a logística de aplicação das provas e se alinhar com outros vestibulares aplicados no País. No ano passado, a Fuvest também diminui os dias de provas.

Ricardo Dias, vice-reitor da UEM, afirmou que o objetivo das mudanças é “estimular que um maior número de concluintes do ensino médio tenham acesso à universidade pública e que os recursos para a realização dos vestibulares sejam melhor empregados”.