UERJ abre inscrições do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2016

Prazo termina em 8 de outubro e a taxa é de R$ 117. Etapa será realizada em 29 de novembro.
Em 22/09/2015 07h15 , atualizado em 22/09/2015 12h31 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Começou nesta terça-feira, 22 de setembro, o prazo para inscrições do Exame Discursivo (ED) do Vestibular Estadual 2016 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O período se encerra em 8 de outubro e a taxa é de R$ 117.

Inscreva-se no Exame Discursivo 2016

Veja o resultado do 2º Exame de Qualificação

Devem se inscrever os candidatos classificados em pelo menos um dos Exames de Qualificação (EQ). Os vestibulandos precisam escolher, nesta etapa, se desejam ingressar na UERJ, na Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) ou no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D.Pedro II/CBMERJ). 

Durante a inscrição, o candidato que optar pela concorrência na reserva de vagas para cotistas deve confirmar tal opção e seguir as orientações de envio de documentação comprobatória, cujas especificações variam conforme a instituição e podem ser conferidas neste Edital

O Vestibulando pode escolher apenas uma opção de curso, mas na UERJ é permitido selecionar quantos subopções (turno/semestre) desejar, ao contrário do UEZO. 

O Exame

O Cartão de Confirmação de Inscrição poderá ser consultado entre 26 e 29 de outubro. O Exame Discursivo (ED) valerá 80 pontos e será aplicado em 29 de novembro, às 9h. Esta etapa do Vestibular será composta por uma prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação que será comum a todos os cursos, além de dois testes com questões específicas conforme a graduação, cuja relação pode ser vista neste Edital

As notas serão publicadas em 18 de dezembro, cujo período para pedir que a pontuação seja revisada é de 19 e 23 seguintes, mediante pagamento de taxa até 30 próximo. A versão pós-recursos será apresentada em 23 de janeiro de 2016.

Classificação

O resultado do Vestibular está previsto para 23 de janeiro de 2016, assim como a publicação do Boletim do Candidato e locais do registro acadêmico. A pré-matrícula será realizada entre 26 e 28 seguintes, conforme ordem alfabética dos nomes dos convocados. 

A 1ª reclassificação será composta pelos candidatos que aguardam a convocação para vagas remanescentes, cuja publicação será em 6 de fevereiro, data em que também será divulgado o 1º remanejamento. 

O registro de interesse em vagas não preenchidas após a 1ª reclassificação deverá ser feito de 17 a 28 de fevereiro. As demais convocações para o primeiro semestre serão realizadas em 7 e 13 de março. Outras duas reclassificações estão previstas para 27 de julho e 24 de agosto. 

Oportunidades

O curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros preencherá 50 vagas. No UEZO a oferta é de 176 postos, dos quais a metade é para entrada no segundo semestre. Enquanto isso, a UERJ oferece 5.751 oportunidades, sendo 50% para cada semestre. Confira mais neste quadro.

UERJ e UEZO contam com reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, cotas de etnia e deficientes. Mais informações no Edital

Por Lorraine Vilela