UFC decide se adequar à Lei de Cotas com dois anos de antecedência

Metade das vagas será reservada para candidatos que estudaram o ensino médio na rede pública.
Em 04/10/2013 17h43 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (Consuni/UFC) decidiu não esperar até 2016 para se adequar à Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). A partir do ingresso para 2014, metade das vagas será reservada para estudantes da rede pública.

Você é a favor das cotas? Opine!

No último processo seletivo a reserva foi de 12,5% e poderia ser de 25% no próximo, conforme determina a lei. No entanto, a UFC optou por antecipar a reserva de 50% de suas vagas já no próximo processo seletivo. De acordo com o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, a decisão reflete o desejo da universidade de avançar em sua política de inclusão.

De acordo com a Lei de Cotas, metade das vagas dos cursos superiores das instituições de ensino federais deve ser preenchida por candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou concluíram através de certificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre as vagas reservadas, metade deve ser para candidatos com renda familiar mensal per capital abaixo de 1,5 salário mínimo e a outra metade para renda acima desse valor. Em cada uma das divisões há reserva para negros, pardos e indígenas, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso do Ceará, 62% para pardos, 4,8% para pretos e 0,2% para indígenas.

A UFC continuará utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para seleção de novos alunos. Para se inscrever no SiSU 2014 é preciso fazer as provas do Enem 2013, nos dias 26 e 27 de outubro. Para o próximo ano a oferta é de pelo menos 5.588 vagas nos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá.

Por Adriano Lesme