UFU: inscrições para o Vestibular 2015/2 estão abertas para mais de 1.600 vagas

Prazo segue até 9 de março, pelo site da PROGRAD. Universidade inscreve para 50 cursos
Em 23/02/2015 08h51 , atualizado em 07/03/2015 08h36 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Vestibular 2015/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo portal da PROGRAD até as 23h59 do dia 9 de março. São oferecidas 1.621 vagas, para 50 cursos. 

Inscreva-se

O candidato deve preencher, no ato da inscrição, o Questionário Socioeconômico Cultural disponível no site, o qual integrará o banco de dados do concorrente. 

A taxa de inscrição é de R$105 e deve ser paga até o dia 10 de março. O comprovante de pagamento deve ser guardado pelo candidato, pois pode ser solicitado a qualquer momento. O concorrente deve verificar no site da inscrição se houve a confirmação do pagamento, em uma prazo de até cinco dias úteis a partir da data de quitação do boleto. Caso não conste na página, o vestibulando deve entrar em contato com a UFU até 17 de março.

Isenção

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos de baixa renda, oriundos de escola pública, que indiquem em seus dados cadastrais o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico, e também a documentação constante no Edital. O prazo para a solicitação termina no dia 9 de março. 

O Vestibular

O Processo Seletivo 2015/2 da UFU será composto por duas fases. A primeira será realizada nos dias 18 e 19 de abril, das 13h30 às 17h30, com abertura de portões às 12h45, devendo o candidato chegar com 45 minutos de antecedência ao local.

Nesta etapa, que será realizada nas cidades de Goiânia (GO), Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG), os concorrentes serão submetidos à 110 questões objetivas de múltipla escolha, das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura e Sociologia, Filosofia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Matemática e Química. 

Nos dias 9 e 10 de maio serão aplicadas as provas da segunda fase, a qual será composta por quatro questões discursivas, por disciplina (as quais são as mesmas da primeira etapa), valendo 20 pontos cada resposta, e uma Redação em Língua Portuguesa, valendo 80, com duração máxima de cinco horas. Nesta etapa, a seleção será realizada nos municípios mineiros de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia, nos campi da Universidade. 

Nesta edição, a UFU oferece 1.621 vagas, distribuídas em 50 cursos. A relação completa pode ser conferida no Manual do Candidato

Cronograma da Seleção

A Ficha do Candidato para a primeira fase está disponível nesta página, a partir de 31 de março. Nela estão dados como data, horário e local de prova. O documento deve estar com o vestibulando no momento da seleção. 

Os gabaritos preliminares da primeira fase serão divulgados no site do Vestibular, no dia 19 de abril, após as 20h. Já os definitivos serão publicados a partir das 8h de 27 seguinte, data em que estarão disponíveis as cópias das folhas de resposta e as notas de cada candidato, na mesma página, sem a necessidade de solicitação individual. 

A lista de classificados para a segunda fase será divulgada em 30 de abril, após as 17h, nos murais da Diretoria de Processos Seletivos, no Campus Santa Mônica, bloco 1-A, sala 111, e no site do Vestibular. 

Em 7 de maio, a partir das 17h, os concorrentes devem imprimir a Ficha do Candidato disponível na página da inscrição. O documento contém a data, local e horário das provas da segunda etapa, o qual deve ser apresentado no dia dos exames. 

No dia 18 de maio será liberado o gabarito preliminar da segunda etapa. O definitivo estará disponível pelo site em 6 de julho. As cópias das folhas de provas e da redação, assim como as notas individuais, poderão ser consultadas no dia 7 seguinte. 

A classificação final e o boletim de desempenho estarão disponíveis após as 17h do dia 24 de julho. Para saber as datas de recursos de todas as fases, consulte o Edital do Vestibular.

Os procedimentos para matrícula, assim como datas, horários e locais, serão divulgados em editais específicos, neste link. As chamadas subsequentes serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas e podem ocorrer até o dia letivo imediatamente anterior ao que corresponde 25% dos dias letivos do calendário acadêmico. 

Mais informações no site do Vestibular UFU ou pelo Edital e no Manual do Candidato

Por Lorraine Vilela