UnB reduz número de vagas por cotas raciais, mas mantém sistema

Percentual passou de 20% para 5% das vagas ofertadas por seleção.
Em 04/04/2014 16h10 Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) decidiu nesta sexta-feira, 4 de abril, reduzir o número de vagas destinadas a negros de 20% para 5%. Apesar da redução a instituição mantém o programa de cotas raciais aliado à Lei Federal 12.711/2012. 

Receba dicas para o vestibular por SMS

A decisão já vale para o próximo vestibular. Na eleição o Conselho aprovou a manutenção do projeto com 32 votos a favor e 8 contra. Na sequência, com 27 votos a 11 foi aprovada a redução no percentual.  

Sendo assim, a UnB ofertará as vagas previstas pelo sistema de cotas do Governo Federal mais 5% para negros, independente da classe social e histórico escolar. A decisão foi tomada porque no entendimento do conselho é necessário que os estudantes negros tenham vagas reservadas independente da condição social, como não acontece com o sistema de cotas, no qual os estudantes precisam ter feito todo o ensino médio em escolas públicas.

A UnB foi a primeira foi a primeira instituição federal a implantar um sistema de cotas para negros, em 2003. Segundo dados da universidade, esta política de ações afirmativas promoveu o acesso de mais de seis mil estudantes negros na universidade. 

Por Jéssica Gonçalves