Unicamp 2020: resultado da primeira fase é antecipado

Mais de 13 mil candidatos estão convocados para a segunda fase, que será nos dias 12 e 13 de janeiro.
Em 06/12/2019 10h55 , atualizado em 06/12/2019 12h55 Por Adriano Lesme

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o resultado da primeira fase do Vestibular 2020. Ao todo, 13.589 candidatos foram aprovados para a segunda fase.

Aprovados 1ª fase Unicamp 2020

Notas de corte e concorrência para 2ª fase

Número mínimo de acertos do último convocado

O resultado da primeira fase era esperado apenas para segunda-feira, dia 9, mas foi antecipado. A Fuvest também pretende divulgar o resultado da primeira etapa na segunda-feira.

A primeira fase da Unicamp foi realizada no dia 17 de novembro, quando os candidatos responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Entre os 72.859 inscritos, 6.026 não compareceram às provas, gerando uma abstenção de 8,27%.

As 90 questões foram distribuídas da seguinte forma: 13 perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 de Matemática, 9 de História e 9 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 7 de Inglês, além de 12 interdisciplinares. 

Baixe as provas e gabaritos da Unicamp

Segunda fase

A segunda fase do vestibular será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020, das 13h às 18h. Pela primeira vez, a etapa será realizada em dois dias em vez de três. 

Como era a segunda fase

  • 1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
  • 2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
  • 3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como será a segunda fase

  • 1º dia (12/01): questões discursivas de Português e Redação 
  • 2º dia (13/01): questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos 

Os locais de prova da segunda fase também foram divulgados. Os candidatos devem ficar atentos à cidade de prova, pois algumas que participaram da primeira fase não participarão da segunda.

As provas da segunda fase serão aplicadas em Campinas, Bauru, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE e Salvador/BA.

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos deverão levar uma foto 3x4 tirada em 2019. Para os dois dias será preciso levar original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta de tubo transparente, lápis preto e borracha. Régua transparente e compasso são opcionais.

THE

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo farão testes de habilidades específicas entre 20 e 24 de janeiro. Os horários e locais específicos dessas provas serão divulgados a partir do dia 10 de janeiro.

Vagas e concorrência

A Unicamp oferece para o próximo ano 3.340 vagas, sendo:

- 2.570 vagas oferecidas pelo Vestibular Unicamp;
- 639 vagas pelo Edital Enem-Unicamp;
- 31 vagas pelo Vestibular Indígena, podendo chegar a 65 vagas adicionais;
- 100 vagas oferecidas pelo Edital Vagas Olímpicas, com possibilidade de 14 vagas adicionais.

No vestibular tradicional, um mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos. Na seleção via Enem este percentual é de 10%.

PAAIS 

A Unicamp conta com o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), programa de bônus na primeira fase do Vestibular para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública. 

- 40 pontos para candidatos que tenham feito todo ensino médio em escolas da rede pública;

- 20 pontos para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;

- 60 pontos para os candidatos que fizeram ambos os ciclos em escola pública.

O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp está previsto para 10 de fevereiro. Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular