Unicamp encerra hoje as inscrições do Vestibular 2016

Taxa é de R$ 150. Serão preenchidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.
Em 03/09/2015 00h15 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra nesta quinta-feira, 3 de setembro, as inscrições do Vestibular 2016. A taxa é de R$ 150. O processo seletivo oferece 3.320 vagas em 70 cursos em Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia.

Inscreva-se no Vestibular Unicamp 2016

A pontuação obtida nas provas de Conhecimentos Gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ou 2015 pode ser utilizada para compor a nota final da 1ª fase. Os candidatos interessados devem indicar a opção momento da inscrição. Para classificação para a 2ª etapa, os pontos só serão aproveitados caso o Ministério da Educação divulgue o cadastro e as notas relativas ao Enem 2015 até 27 de novembro. 

Bônus

Algumas alterações foram realizadas no Vestibular 2016. Uma delas é a nova pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), a qual já estará valendo desde a primeira fase. Para vestibulandos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, a adição é de 60 pontos. Para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas oriundos da rede pública, são mais 20 pontos. 

Na segunda fase, os candidatos de escolas públicas tem direito a mais 90 pontos na prova de Redação e outros 90 na parte dissertativa. Para o restante, são 30 e 90, respectivamente. 

Provas

A seleção é dividida em duas etapas. A primeira será aplicada em 22 de novembro, cuja prova contará com 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. No dia 14 de dezembro serão conhecidos os aprovados para a segunda fase, a qual será realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2016, com questões discursivas.

Essas provas serão aplicadas em Campinas, São Paulo, Araçatuba, Avaré, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Brasília (DF).

Para alguns cursos é exgida também uma prova de habilidade específica, a ser aplicada somente em Campinas. Esse teste ocorrerá entre 24 e 28 de setembro, para Licenciatura em Música, e entre 25 e 28 de janeiro, para Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.

Resultado

O resultado do Vestibular 2016 da Unicamp será publicado em 12 de fevereiro. As matrículas não-presenciais serão feitas nos dias 13 e 14 do mesmo mês. As notas da segunda fase estarão disponíveis em 15 de fevereiro.

Mais informações no site da Comvest, no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando

Por Lorraine Vilela