VestUfes 2013 terá metade das vagas para candidatos cotistas

Decisão já atende o determinado pela Lei das Cotas em sua integridade.
Em 26/10/2012 14h52 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovou ontem, 25 de outubro, a reserva de 50% das vagas de cada curso para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas. O novo sistema de cotas passará a valer já a partir do Vestibular (VestUfes) 2013.

Anteriormente, o sistema de inclusão social adotado reservava entre 40% e 50% das vagas, dependendo do curso, para alunos com renda média familiar de até sete salários mínimos mensais e que cursaram, no mínimo, quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio ou curso equivalente, exclusivamente em escola pública no Brasil.

De acordo com a Lei das Cotas, são considerados cotistas os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, considerando também os colégios militares e de aplicação, ou que concluíram através de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituição pública ou via certificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Destes 50%, metade das vagas serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa. A outra metade será para estudantes que cursaram o integralmente o ensino médio em escolas públicas, mas possuem renda familiar per capita superior a 1,5 salário-mínimo. Dentro de cada faixa de renda há vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas, de acordo com a proporção de cada etnia no Espírito Santo.

As inscrições para o VestUfes 2013 deverão ser feitas entre 5 de novembro e 2 de dezembro, com taxa de R$ 60. As provas discursivas serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2013. O resultado está agendado para o dia 15 de março.

Por Adriano Lesme