Gosto de Artes. Qual curso eu faço?

Cursos de Artes podem ser uma boa opção para estudantes que desejam fugir do cotidiano de um escritório.
Por Wanja Borges

Normalmente, estudantes que optam pelos cursos de Artes são sonhadores e detalhistas.
Normalmente, estudantes que optam pelos cursos de Artes são sonhadores e detalhistas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Conhecida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma variedade de linguagens, Artes é a área de conhecimento que mais atrai os estudantes que desejam fugir da rotina, do cotidiano de um escritório e do óbvio. Normalmente, os que optam por cursos desse segmento priorizam o prazer pela profissão acima da questão financeira e são sonhadores e detalhistas.

Características como aptidão, criatividade e sensibilidade são primordiais em qualquer um dos cursos desta área, contudo, cada um deles possui suas especificidades e exigências. Com o objetivo de auxiliar o estudante na sua escolha, o Vestibular Brasil Escola apresenta o perfil dos graduandos e profissionais de dez cursos deste segmento. Confira: 

Artes Cênicas/Teatro

O curso de Artes Cênicas ou Teatro geralmente é uma opção adotada por estudantes que já tiveram um contato com o segmento antes do Vestibular, normalmente por meio de cursos livres. Por outro lado, ele também agrada os vestibulandos que gostam de representar e improvisar. Criatividade, versatilidade, sensibilidade, boa memória, ousadia e dedicação são algumas das características recomendáveis para os candidatos que pensam em escolher este curso. Para a prova de habilidade específica, é aconselhável, ainda, ter facilidade com dança, canto e interpretação. Acima de tudo, é preciso ter vocação, além de saber trabalhar em grupo, ler muito e não ter receio de se expor.

Artes Visuais

Artes Visuais, também chamada de Artes Plásticas em algumas faculdades, é uma boa opção para os estudantes que se identificam com as disciplinas de história geral e história da arte e se interessam pelas diversas formas de manifestações artísticas, já que o curso conta matérias práticas de desenho, pintura, gravura, imagens digitais, dentre outras. Antes das provas gerais, os candidatos também passam por uma prova de habilidade específica, na qual são avaliados pelo poder de expressão, sensibilidade e criatividade. Além de aptidão, os interessados em ingressar neste curso devem ter capacidade de observação e reflexão, senso crítico, empenho, disposição e produtividade.

Dança

Gostar de dançar não é suficiente para os candidatos que pensam em prestar Vestibular para Dança. Nas provas de habilidades específicas, que antecedem o processo seletivo, a criatividade, expressão corporal, postura e desenvoltura também são avaliadas. Além disso, os estudantes precisam saber improvisar, ter sensibilidade artística e bom condicionamento físico. O curso agrada os que gostam de disciplinas como anatomia, fisiologia e história da arte e também de estudar os movimentos do corpo humano. Vale ressaltar que as aulas de ballet são frequentes no curso, portanto, também é aconselhável se identificar com a modalidade. 

Desenho de Animação 

Os estudantes que gostam de histórias em quadrinhos e animação podem comemorar, já que o hobby também pode virar profissão para os que escolherem o curso de Desenho de Animação. Contudo, para criar, desenvolver e gerir projetos de animação não basta se identificar com a área. O estudante precisa ter uma noção de desenho, ilustração e informática, ser criativo e detalhista, dominar programas de computação e ilustração gráfica e se manter atualizado, principalmente, sobre as novas tecnologias.

Desenho Industrial

Já o curso de Desenho Industrial é uma boa opção para os estudantes que gostam de desenhar, mas também se identificam com disciplinas como cálculo e geometria. O seu objetivo é de determinar as propriedades formais dos objetos industrialmente produzidos, portanto, ter facilidade com ferramentas gráficas, criatividade, visão abrangente, saber realizar análises críticas e sintetizar informações de forma gráfica são algumas das características primordiais. Além disso, também é preciso saber trabalhar em equipe, se manter informado e atento às referências que podem ser utilizadas em um projeto. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Design de Interiores

Os estudantes que gostam de Arquitetura, mas procuram um curso mais específico, principalmente com foco em decoração, podem optar pela graduação em Design de Interiores. Ao contrário do que muitos pensam, saber desenhar não é um pré-requisito para ingressar no curso. Contudo, é primordial que o estudante apresente noção espacial, raciocínio lógico, habilidade manual e facilidade com programas de computador que serão utilizados no desenvolvimento de projetos e maquetes eletrônicas. Conhecer sobre a história da arte e psicologia ambiental, ter sensibilidade, criatividade e senso estético e acompanhar as tendências também são imprescindíveis. 

Design Gráfico

O curso de Design Gráfico atende os candidatos que gostam de estudar cores, formatos e tipografias e se identificam, ainda, com artes, desenho e tecnologia. Criatividade, inovação, bom senso estético e visual, organização, curiosidade e comprometimento são algumas das características primordiais para o exercício da profissão. O designer gráfico também precisa se manter informado e atualizado, ser ágil e ter facilidade em cumprir prazos, muitas vezes curtos. Acima de tudo, é preciso gostar de desafios, já que cada trabalho é uma novidade.

Moda

Para os que gostam de artes, acompanham as tendências locais, nacionais e mundiais e têm facilidade em combinar texturas, estampas e cores, o curso de Moda é o ideal. Originalidade, bom gosto, criatividade, curiosidade, sensibilidade, dinamicidade, versatilidade e pró-atividade são algumas das características recomendáveis para ingresso nesta graduação. Os estudantes deste curso precisam, ainda, ler e pesquisar muito e serem críticos para organizar tais informações e usá-las como inspiração em suas criações. Também é recomendável uma vasta bagagem cultural e espírito empreendedor.

Música

Assim como acontece com Artes Cênicas, a graduação em Música normalmente é buscada por estudantes que já têm contato com o ramo, seja profissionalmente ou não. Os vestibulandos deste curso também passam por uma prova de habilidade específica, na qual é avaliada sua predisposição para a música. Saber ler partituras, ter afinidade com ritmos e instrumentos e boa audição são primordiais. Além disso, os candidatos devem apresentar talento, sensibilidade, perseverança, paciência, equilíbrio emocional, dentre outras características.

Produção Cultural/Eventos

Estar disponível no período noturno, finais de semana e feriados é só um dos pré-requisitos para atuar na área de Produção Cultural/Eventos. Os estudantes interessados neste curso devem ser sociáveis e comunicativos, saber lidar com imprevistos e gostar de trabalhar em equipe. Ousadia, criatividade, dedicação, agilidade, entusiasmo, força de vontade, equilíbrio emocional, dinamismo, responsabilidade e flexibilidade também são características primordiais. Vale ressaltar, ainda, que é recomendável estabelecer e manter contato com pessoas influentes do segmento, durante o exercício profissional.