Gosto de Ciências Exatas. Quais as opções de cursos?

A área é ampla e possibilita ao aluno diversos cursos voltados para pesquisa, educação e tecnologia.
Por Lorraine Vilela Campos

Realizar cálculos complexos é uma das tarefas dos profissionais de exatas
Realizar cálculos complexos é uma das tarefas dos profissionais de exatas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Muitos estudantes adquirem uma maior identificação com determinada área de conhecimento ainda durante o Ensino Médio. Com base na habilidade em algumas disciplinas, é comum que o vestibulando leve em conta essa preferência na hora de escolher seu curso superior. 

Se você tem mais facilidade ou gosta mais de disciplinas como matemática, física e química, saiba que isso pode ser uma forma de decidir seu futuro na universidade. Existem diversas oportunidades na área de Ciências Exatas, as quais exigem comprometimento com o estudo das matérias propostas, pois os cursos envolvem muitos cálculos. 

O Brasil Escola traz para você os principais cursos da área de Ciências Exatas para lhe ajudar na escolha de sua graduação. Confira!

Engenharias

A área da Engenharia é composta por diversos cursos e ramos, cada qual com suas especificações e características. O mercado de trabalho é amplo e encontra-se aquecido devido a demanda por profissionais qualificados. Os salários são bons e as oportunidades têm crescido no Brasil. Entre os setores mais procurados estão Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Ambiental e de Alimentos. 

O estudante deve gostar de disciplinas voltadas para o campo das Ciências Exatas e ter algum interesse em comum com alguma das áreas da Engenharia, o quais podem ser conferidos neste link.

Astronomia

A Astronomia tem como objeto de estudo o Universo. A área, apesar de ter como base a matemática e a física, possui um caráter interdisciplinar, já que conhecer um pouco de outras disciplinas é importante para entender como funcionam os planetas, estrelas e demais corpos celestes. A tecnologia é fundamental no desenvolvimento do trabalho, devido a necessidade de computadores avançados, softwares e telescópios, uma vez que a rotina inclui a captura, armazenamento e análise dos dados. A observação e o gosto pela investigação são essenciais nesse profissional, pois o universo está em constante mudança. Gostar de observar o céu não é suficiente para que o aluno siga no curso, pois é preciso dedicação e identificação com a Física, por exemplo. 

Matemática

O curso de Matemática pode ser oferecido como bacharelado ou licenciatura. O bacharel em Matemática, ou matemático, atua na área de desenvolvimento e teste de cálculos, estudos, teorias, banco de dados e outros. Seu trabalho é voltado para pesquisa e execução dos resultados obtidos, por isso sua atuação é ampla e a prestação de serviços envolve setores voltados para tecnologia, mercado financeiro e economia. Já na licenciatura, o profissional está habilitado a trabalhar em escolas e projetos educacionais, pois a função principal é o ensino. Alguns profissionais fazem o curso com o objetivo de se especializarem em Astronomia, já que a oferta da graduação em Matemática é maior. É importante que o estudante saiba trabalhar bem com número e com os desafios que a grade curricular pode trazer

Entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado

Física

Assim como a Matemática, no curso de Física o estudante possui a possibilidade de ingressar na licenciatura, como professor no ensino médio ou superior, ou no bacharelado, modalidade que permite diversas áreas de atuação. O físico tem competência para estudar e investigar fenômenos naturais e da física, realizar cálculos matemáticos e dedicar-se ao campo da pesquisa acadêmica. O físico também tem um “pé” em humanas, principalmente com a Filosofia, pois uma de suas características é questionar o funcionamento do universo e da natureza. Portanto, engana-se quem pensa que o físico apenas realiza cálculos mirabolantes. Por conta da escassez de cursos de Astronomia no Brasil, alguns formados em Física se especializam na área para trabalhar no setor. São os astrofísicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geofísica

O profissional de Geofísica é responsável pelo estudo da estrutura, composição, propriedades físicas e processo dinâmicos do planeta Terra. Entre os principais pontos investigados por esse profissional estão fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos. Sua atuação majoritária no Brasil está no ramo petrolífero, pois sua principal função dentro de tais indústrias envolve a coleta de dados e a interpretação para os melhores desempenhos na extração do petróleo.

Além da atuação no ramo petrolífero, que envolve a geofísica de exploração, o geofísico também detecta e calcula a intensidade de terremotos e maremotos, além de investigar a estrutura rochosa e estruturas físico-químicas das marés, lagos e rios. Seu trabalho na Geofísica Ambiental também é amplo, já que há a necessidade de minimizar os danos causados à natureza decorrentes da construção de grandes obras. O estudante dessa área possui um caráter mais abrangente e insterdisciplinar, pois ele deverá ter conhecimento em Matemática, Física, Química e Geografia. 

Química 

Gostar de Química é fundamental para a permanência no curso, assim como a dedicação às outras disciplinas que envolvem inclusive Matemática. O curso oferece as possibilidades em Bacharelado e Licenciatura. O químico, bacharel, é responsável pelo desenvolvimento de produtos utilizados diariamente por toda sociedade, desde cosméticos até medicamentos. Ele analisa as fórmulas dos componentes, as reações químicas, os compostos presentes na natureza, assim como coloca em prática os estudos realizados. Já o professor pode dar aulas para os níveis médio e superior, além de trabalhar com pesquisas acadêmicas. 

Sistemas da Informação

O profissional de Sistemas da Informação é responsável pelo desenvolvimento de softwares para diversos ramos. O mercado para essa área está em crescimento, pois a necessidade de pessoas que entendam a complexidade da Tecnologia da Informação é cada vez mais constante, já que quase todos os setores foram informatizados. A grade ministrada pelas universidades foca muito no uso digital da sociedade moderna e, inclusive, em inteligência artificial. O estudante precisa gostar de Exatas e dedicar-se também as atividades desenvolvidas nas universidades, pois grande parte do conhecimento prático é executado dentro das próprias instituições, assim como em competições estudantis. 

Ciências da Computação

O cientista da computação é muito importante em diversos setores, cujas maiores presenças de profissionais envolvem o mercado financeiro, a indústria e as empresas de telecomunicações. Sua atuação mais comum está no suporte, desenvolvimento de sistemas e implantação de novas tecnologias nas instituições. Linguagens de programação, cálculos e disciplinas que envolvem eletrônica estão entre as disciplinas ministradas no curso de Ciências da Computação.