Cadastre-se

Ciências Atuariais

Por Marla Rodrigues
 


É preciso se dar bem com números neste curso

De acordo com o artigo 1º do Decreto 66.048, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de atuário, este profissional é o “técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas”.

Desde 2005, o número de cursos no Brasil passou de 5 para 13, o que já dá pra notar que o mercado está necessitando cada vez mais desta carreira. No setor privado as melhores opções estão entre as companhias de seguros, entidades abertas de previdência complementar, operadoras de planos de saúde e empresas de capitalização. Algumas companhias nacionais e multinacionais contratam o atuário como consultor em gestões de risco financeiro. As melhores oportunidades estão em São Paulo e Rio de Janeiro, mas com o alto crescimento de seguradoras em Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Fortaleza, o mercado está apto a receber um grande contingente de egressos deste curso.

Quando formado o atuário poderá:

- Fiscalizar a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência;
- Calcular o valor de parcelas e prêmios de seguros, planos de saúde e previdência complementar;
- Definir cláusulas de apólices;
- Controlar e programar reservas financeiras de empresas de seguro e
- Atuar em entidades financeiras, entidades de previdência privada, companhias de capitalização, sistemas oficiais de previdência e seguro e outras empresas do mercado financeiro.

O curso é perfeito para quem gosta de números e contas, muitas contas. As principais disciplinas do curso, que tem duração média de 4 anos, são cálculo probabilístico, matemática financeira, teoria do seguro privado, teoria do seguro social, estatística, contabilidade, administração, economia, processamento de dados e cálculo numérico.

Instituições

Região Nordeste
Ceará: UFC
Paraíba: UFPB
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS

Região Sudeste
Minas Gerais: UFMG, UNIFAL, PUC-Minas
Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, UERJ, Estácio
São Paulo: USP, PUC-SP

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFRGS







Receber respostas por email


  • segunda-feira | 10/03/2014 | MARIA CLARA

    nao tem em curitiba?

  • quarta-feira | 02/04/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Olá. Não. Em Curitiba há somente o curso de Ciências Econômicas.

  • sexta-feira | 31/01/2014 | Victória

    Sou apaixonada por números, cálculos, Ciências atuariais é minha cara, porém resta torcer para que o curso chegue logo no DF né?!

  • sábado | 04/01/2014 | felipe gouveia

    Boa Tarde !!! Meu nome é Luiz Felipe e gostaria de saber se é verdade - pois ouvi de um colega de trabalho esta afirmação - que o curso de Ciências Atuariais envolve uma rotina de muita burocracia ?Neste sentido , é muito diferente de Ciências Contábeis ??- quanto à burocracia...Um grande abraço, Parabéns pelo ótimo Site...Atte,Luiz felipe

Brasil Escola nas Redes Sociais