Conselheiro de aposentadoria

Por Gabriele Pires Alves

O profissional que auxiliará a planejar a aposentadoria
O profissional que auxiliará a planejar a aposentadoria
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O nome é autoexplicativo, porém o curso ainda não existe, nem mesmo o nome da carreira. O surgimento de profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria é uma tendência apontada pela pesquisa “Carreiras do Futuro”, coordenada pelo Programa de Estudos do Futuro, da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo.

Dentre as profissões com boas perspectivas de se desenvolver até 2020, a de consultor de aposentadoria aparece como a quarta mais promissora. As pessoas buscarão mais qualidade de vida, demandando serviços que facilitem as suas vidas e tragam comodidade.

Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2008, a vida média da população do Brasil alcançará, em 2050, o patamar de 81,29 anos, basicamente o mesmo nível atual da Islândia (81,80), China (82,20) e Japão (82,60). Nesse cenário, o conselheiro de aposentadoria tem boas chances de virar realidade para atender às demandas desse novo público maduro.

O consultor de aposentadoria ensinará a poupar e investir, pensando em que idade o profissional quer se aposentar e qual renda é mais adequada. Ele também ajudará a refletir sobre alternativas de investimento, plano de saúde e até mesmo no retorno ao mercado de trabalho depois de aposentado.

Mas não somente do planejamento financeiro cuidará o conselheiro de aposentadoria. Além disso, ele auxiliará o aposentado a programar o seu tempo. Para isso, o consultor se reunirá com os interessados, traçará planos de ações, colocará ferramentas online à disposição dos clientes e realizará encontros esporádicos, tudo para que o aposentado pratique atividade agradáveis.

A futura carreira envolve conhecimentos nas áreas de recursos humanos e finanças. Quando for lançado, o curso deverá incluir disciplinas como finanças, empreendedorismo, gestão de pessoas, planos de saúde, cálculos atuariais, práticas culturais e serviços previdenciários.

O essencial para quem se interessou pela profissão é gostar de pessoas mais velhas. Elas têm ideias formadas e querem ser respeitadas, por isso é preciso ter jeito para lidar com os aposentados e auxiliá-los.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)