Informática Biomédica

A graduação oferece uma formação consolidada em Ciências da Computação e Biociências, além da integração das duas áreas entre si.
Por Rafael Batista

Profissionais podem atuar em centros de pesquisa
Profissionais podem atuar em centros de pesquisa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Informática Biomédica é um conceito usado para definir a aplicação da ciência da computação nas áreas de conhecimento voltadas às ciências da vida, como Medicina, Biomedicina, Química e Biologia. No entanto, há uma corrente de pensamento que a caracteriza como uma nova área do conhecimento humano, independente das demais e com características próprias. Os profissionais desta área se empenham em buscar soluções para muitas dificuldades surgidas nas áreas de sistemas de informação em saúde, epidemiologia, bioinformática e processamentos de imagens médicas.

O curso está fundamentado em uma estrutura de disciplinas que parte do básico ao avançado, relacionando as matérias entre si no decorrer dos estudos. O alicerce da graduação em Informática Biomédica baseia-se em uma formação sólida em Ciências da Computação e Biociências, além da articulação e integração das tecnologias entre si. O objetivo principal é mostrar que os biofenômenos podem ser investigados com padrões e técnicas computacionais em três campos aplicados: Bioinformática, Sinais e Imagens Médicas e Sistemas de Informação e Gestão em Saúde.

A grade curricular, além de convergir várias áreas do conhecimento, abrange um ciclo introdutório com uma formação aprofundada em Ciências Exatas e Biológicas nos dois primeiros anos. Outra característica da estrutura do curso é uma formação inerente específica nas três grandes áreas que representam os campos de maior evidência nessa conjunção de conhecimento.

As pesquisas e o desenvolvimento de sistemas computacionais que estão voltados ao emprego em biociências são algumas das principais finalidades da área de Informática Biomédica. Por isso, o curso visa formar profissionais que atendam uma demanda crescente do mercado relacionado à modernização do campo da biotecnologia.

Área de atuação

O egresso do curso de Informática Biomédica pode atuar em hospitais, centros médicos, órgãos públicos, centros de pesquisa relacionados às biociências e empresas privadas cujo mercado de atuação seja o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. A atuação do profissional engloba atividades como projeto, planejamento, análise, implementação e manutenção de sistemas computacionais em saúde, de acordo com normas nacionais e internacionais e os padrões da ética profissional. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra forma de atuação de um profissional formado na área se dá através da capacidade de diagnosticar as dificuldades na área da saúde, propondo recursos da informática que atendam aos problemas em biociências nos quais estejam envolvidos projeto e análise de algoritmos, engenharia de software, bancos de dados, redes de computadores e inteligência artificial. 

Futuro

As grandes áreas aplicadas do curso de Informática Biomédica estão em pleno desenvolvimento no mundo. A Bioinformática, por exemplo, tem juntado esforços para decifrar o genoma humano e, partindo daí, desenvolver uma modelagem molecular e estudo de vias metabólicas. O campo de Sistemas de Informação e Gestão em Saúde pesquisa novos modelos, métodos e ferramentas adaptados ao tratamento de uma grande quantidade de dados com o objetivo de otimizar processos administrativos e gerar informações que encaminhem investimentos e atitudes que ocasionem melhoria do atendimento em saúde.

A relevância do curso está em formar profissionais que atendam um agregado de necessidades expressivas, através da participação ativa na produção de sistemas com alto grau de complexidade, aplicados ao aprimoramento de protocolos e processos caracterizando um desenvolvimento e emprego das biociências.

Duração do curso: 4 anos (em período integral)

Salário inicial: de R$ 3.000 a R$ 5.000

Sul
Rio Grande do Sul: UFCSPA (Porto Alegre)
Paraná: UFPR (Curitiba)

Região Sudeste
São Paulo: USP (Ribeirão Preto)