Lixólogo

Por Gabriele Pires Alves

O gestor de resíduos dará soluções sustentáveis aos detritos
O gestor de resíduos dará soluções sustentáveis aos detritos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A nova palavra denomina um profissional que será muito procurado dentro de dez anos. O lixólogo ou gestor de fluxos é uma carreira que aparecerá em razão da quantidade crescente de lixo produzida no mundo e da iminente necessidade de dar um destino sustentável a esses materiais. A previsão é de um estudo realizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Iet), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O ranking com 81 profissões com chance de alta empregabilidade no futuro, coordenado pelo professor de arquitetura Carlos Antônio Leite Brandão, aponta o lixólogo como o futuro especialista em criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias.

O gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo, focando na produção de fontes energéticas alternativas, convertendo o lixo, antes incinerado, em gás e energias limpas.

É motivo de preocupação o aumento da quantidade de lixo produzido e o seu destino. Até o surgimento das primeiras indústrias na Europa, no século XVIII, o lixo era gerado em pequena escala. De lá para cá, o volume e a diversidade de resíduos originados e a escassez de áreas para acondicioná-los implicaram na poluição do solo, das águas e pioraram as condições de saúde das pessoas.

Até mesmo para fora do planeta o homem já mandou lixo. Qual será, por exemplo, o destino dos satélites obsoletos que cairão do espaço? Estas serão questões com as quais o lixólogo se preocupará.

Para quem se interessou pela carreira, a orientação é que procure cursos de formação básica que dê orientação teórica sólida que possa ser aplicada em diversas áreas. Desse modo, independente de como o mercado se comporte, será possível responder às mudanças e acompanhar o lixo desde a emissão até a solução para a eliminação de resíduos nos mais diversos segmentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente apenas a Universidade Bandeirante (Uniban), em São Paulo, oferece o curso, com o nome de Tratamento de Resíduos. Futuramente a profissão pode ter também o nome de Gestor de Resíduos.