Quiropraxia

Por Marla Rodrigues

A massagem é uma das técnicas desenvolvidas no curso
A massagem é uma das técnicas desenvolvidas no curso
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nos dias de hoje, toda técnica que ofereça um tratamento alternativo aos medicamentos ou intervenções cirúrgicas é bem vista por não ser invasiva. O curso de Quiropraxia ensina a utilizar as técnicas de terapia manual, exercícios e orientação de postura, procurando diminuir a dor e a tensão provocadas por lesões ou pelo desgaste no dia-a-dia. A profissão é a 3ª carreira mais procurada na área de saúde nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o campo ainda está em crescimento, mas já tem um bom número de vagas, devido à demanda e à falta de profissionais capacitados para exercer essa prática que tem eficácia comprovada cientificamente.

Apesar de novo em nosso país, a graduação em Quiropraxia já existe desde 1895 nos Estados Unidos, hoje conta com 50.000 dos 70.000 profissionais da área. No Brasil o curso só foi criado em 1998 e, desde então, é representado pela Associação Brasileira de Quiropraxia, reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia.

O quiropraxista pode:

- Orientar, prevenir e tratar as disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, dando ênfase na coluna vertebral;
- Cuidar da saúde e do bem-estar dos indivíduos;
- Realizar exames clínicos;
- Atuar em consultórios e clínicas médicas;
- Trabalhar conjuntamente com demais profissionais da área da saúde e
- Tratar doenças sem o uso de medicamentos ou cirurgias.

As principais disciplinas cursadas na graduação em quiropraxia são as relacionadas à morfologia humana, à biomecânica do movimento e à saúde coletiva, além de matérias práticas e estágio. O curso de quiropraxia é feito em quatro anos e apenas duas universidades no País estão aptas a ministrá-lo: A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS e a Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, SP, onde a mensalidade tem o valor de R$ 1055 (primeiro semestre de 2014).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)