Cadastre-se

ProUni


Desde 2005 o ProUni distribui milhares de bolsas em todo o país

Não conseguiu uma vaga em uma Universidade pública? Está pensando em como fazer para pagar as altas mensalidades de uma faculdade particular? Então é hora de você conhecer melhor o ProUni, Programa Universidade Para Todos, um programa do Ministério da Educação (MEC) que distribui bolsas parciais ou integrais para estudantes de todo o Brasil. O foco do ProUni, segundo o governo, é a inclusão de qualidade, é transformar jovens estudantes em universitários e futuros profissionais diplomados.

ProUni 2014/2
Previsão para junho

Como funciona

O candidato interessado em se inscrever no ProUni deve atender obrigatoriamente alguns pré-requisitos:

• Ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - por exemplo, se você for concorrer a uma bolsa para o ano de 2014, deve ter participado do Enem em 2013;
• Ter conseguido uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC (450 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, sem obter zero na prova de redação).

Bolsa integral: ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.086).

Bolsa parcial: ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.172).

O estudante também deve se encaixar em uma das condições abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
• Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição;
• Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• Ser pessoa com deficiência;
• Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Daí, uma comissão do Ministério da Educação avalia as inscrições e determina quem tem direito às bolsas. É importante ressaltar que boas notas no Enem são fundamentais para a classificação no ProUni, e, conseqüentemente, na hora de distribuir as bolsas (quem fica melhor classificado terá prioridade na hora de escolher o curso e a faculdade onde quer estudar).

Inscrições

Na hora de fazer a inscrição no ProUni, o candidato escolhe 2 opções de curso, em faculdades diferentes ou não, e poderá escolher uma delas dependendo de sua classificação no ProUni. No site do programa você pode obter mais informações como quando acontecem as inscrições e quando saem os resultados, e também a lista com o nome das faculdades que participam do ProUni.

Acesse a lista de faculdades credenciadas pelo ProUni

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br/
Manual do Bolsista

Veja também:
Enem + ProUni

Brasil Escola nas Redes Sociais