Cadastre-se

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul

Por Marla Rodrigues
 

Atualizado Por Gabriele Alves

Em 07 de julho de 1917, data em que se comemora o aniversário de Pelotas, foi criada e construída, por meio de doações da comunidade, a Escola de Artes e Officios da cidade. Em 1940 o prédio foi demolido em razão da construção de nova sede, chamada então de Escola Técnica de Pelotas. O primeiro curso técnico data de 1953 e foi Construção de Máquinas e Motores, origem do atual curso de Mecânica Industrial.

Em 1959 passa a ser autarquia federal e em 1965 recebe o nome de Escola Técnica Federal de Pelotas. Em 1996 dá início à implantação de campi descentralizados no Rio Grande do Sul. Em 1999 passa a chamar-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul e desde dezembro de 2008 é denominado Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Campus Bagé: Avenida Leonel de Moura Brizola, 2.501, Bairro Pedras Brancas Bagé/RS.

Campus Camaquã: Rua Ana Gonçalves da Silva, 901, Bairro Olaria - Camaquã/RS. Telefone: (51) 3671-2017.

Campus Charqueadas: Rua General Balbão, 81, Centro - Charqueadas/RS. Telefone: (51) 3658-3775.

Campus Passo Fundo: Estrada Perimetral Leste, 150, Passo Fundo/RS. Telefone: (54) 3311-2916.

Campus Pelotas: Praça Vinte de Setembro, 455, Centro - Pelotas/RS. Telefone: (53) 2123-1000.

Campus Pelotas - Visconde da Graça: Av. Ildelfonso Simões Lopes, 2791, Bairro Arco Íris - Pelotas/RS. Telefone: (53) 3277-6700.

Campus Sapucaia do Sul: Avenida Copacabana, 100, Piratini - Sapucaia do Sul/ RS. Telefone: (51) 3452-9200.

Campus Venâncio Aires: em construção

Cursos Ministrados

Técnicos

Bagé: Agroindústria, Agropecuária, Informática, Manutenção e Suporte em Informática.

Camaquã: Automação Industrial, Controle Ambiental, Manutenção e Suporte em Informática.

Pelotas: Design de Móveis, Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica Industrial, Manutenção Eletromecânica, Programação Visual, Química, Sistemas de Informação, Sistemas de Telecomunicações.

Charqueadas: Informática e Mecatrônica.

Passo Fundo: Mecânica Industrial e Sistemas de Informação.

Sapucaia:
Gestão Cultural, Programação de Computadores, Processos Administrativos e Técnico Industrial em Transformação de Termoplásticos.

Superiores

Pelotas: Automação Industrial, Gestão Ambiental, Engenharia Elétrica, Saneamento Ambiental, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet e Documentos.

Sapucaia: Gestão da Produção Industrial e Fabricação Mecânica.

Ensino a Distância


www.teleduc.org.br

Vestibular


É realizado duas vezes ao ano e cada campus realiza seu vestibular em datas diferentes, de forma independente.

As provas para os cursos técnicos ocorrem de duas maneiras diferentes, de acordo com o curso escolhido. Em uma delas a prova ocorre num único dia em dois turnos de 3 horas cada. No turno da manhã são 20 questões de Matemática e 10 de Geografia e no turno da tarde, 20 de Português e 10 de História. Para os cursos de ensino subsequente, a prova tem duração de 3 horas onde são avaliados os conhecimentos em Português, Matemática, Física e Química em dez questões de cada disciplina.

As provas para o Ensino Superior ocorrem em dois dias consecutivos, com duração de 4 horas cada uma e possui 80 questões de disciplinas do Ensino Médio e ainda uma redação.

Os candidatos com necessidades especiais têm até o fim das inscrições para solicitar atendimento diferenciado para a realização de sua prova.

Cotas


Não possui.

Site

www.ifsul.edu.br









Receber respostas por email


Brasil Escola nas Redes Sociais