Cadastre-se

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Por Wanessa de Almeida
 


IME

Atualizado por Gabriele Alves e Adriano Lesme

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), ligado ao Exército Brasileiro. Sua história remonta a época do Brasil-colônia, mais precisamente em 1792, quando um decreto de D Maria I, então Rainha de Portugal, instalou a Real Academia de Artilharia no Rio de Janeiro, a primeira das américas e a terceira do mundo. Neste primeiro momento, o objetivo era de formar oficiais de armas e engenheiros.

Após várias mudanças ao longo do período colonial, a instituição ganhou, em 1858, o nome de Escola Central. Nela, se formavam não apenas oficiais do Exército, mas principalmente, engenheiros (militares ou civis), pois essa era a única escola de engenharia existente no Brasil. Em 1874, a Escola Central desligou-se das finalidades militares, passando a formar exclusivamente engenheiros civis.

Já no início do século passado, a Missão Militar Francesa inspirou a criação da Escola de Engenharia Militar, que começou a funcionar em 1930. Em 1933, passou a ser denominada Escola Técnica do Exército. Sob influência norte-americana foi criado o Instituto Militar de Tecnologia em 1949. Da junção dessas duas instituições nasceu o Instituto Militar de Engenharia dez anos mais tarde, em 1959.

A admissão de civis ao IME começou a ser aceita em 1964. Ao final do curso, eles conquistavam a condição de oficial de reserva. A participação feminina só começou em 1997.

Endereço: Praça General Tibúrcio 80, Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2546-7080

Cursos Ministrados 

Os aprovados no Concurso de Admissão do IME cursam durante dois anos o Curso Básico. Depois disso podem optar entre as seguintes especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção; Eletrônica; Comunicações; Elétrica; Mecânica; Materiais; Química; Cartográfica; Computação.

Vestibular 

O processo seletivo para ingresso no IME é realizado anualmente, em três etapas. A primeira, denominada Exame Intelectual (EI), acontece em cinco dias consecutivos, quando os candidatos são submetidos a provas objetivas e discursivas referente às disciplinas ministradas no Ensino Médio. Quem consegue aprovação passa pela Inspeção de Saúde (IS) e, somente os candidatos considerados aptos, fazem a terceira e última etapa da seleção, que consiste no Exame de Aptidão Física (EAF).

Site
www.ime.eb.br









Receber respostas por email


  • terça-feira | 24/06/2014 | Kessia nahon

    Eu quero me escreve na ime qual e o site?

  • sábado | 07/06/2014 | Larissa Nayara

    Eu estou cursando o ultimo ano do ensino médio e gostaria de fazer parte do IME, como faço? Obrigada

  • terça-feira | 10/06/2014 | Adriano Lesme
    0 0

    Olá. Você precisa fazer a inscrição no Concurso de Admissão.

  • segunda-feira | 23/06/2014 | Miller
    0 0

    tbm estou no último ano do E.M. e pretendo fazer esse concurso. Vc tem que esperar as inscrições serem abertas que iniciaram em 14/07 até 01/09. dá uma olhada no site do IME: http://www.ime.eb.br/ultimasnoticias3/65-vestibular/254-vestibular-concurso-de-admissao-aos-cursos-de-formacao-e-graduacao-do-ime-ca-cfg-2014-15.html

Brasil Escola nas Redes Sociais