Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O Instituto oferece seis cursos de engenharia, além de pós-graduação.
Por Letícia de Oliveira Januário

Vista aérea da sede do ITA
Vista aérea da sede do ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma escola pública militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica. Ligado ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), foi pensado inicialmente como uma escola de formação de engenheiros da aeronáutica.

Para isso, a Comissão de Organização do CTA (COCTA) selecionou professores e técnicos para atividades de construção e aquisição de equipamentos, os quais primeiramente trabalharam junto à Escola Técnica do Exército e só após foram transferidos para o instituto.

O ITA foi criado efetivamente em 1950, por meio da Portaria nº 38 de 1º de março do Ministério da Aeronáutica e é, atualmente, uma das principais referências brasileiras no ensino da engenharia. O instituto dispõe a seus alunos alimentação gratuita e moradia a baixo custo dentro do próprio CTA.

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Vila das Acácias - São José dos Campos/São Paulo. Tel. (12) 3947- 5813 Tel./Fax (12) 3947- 5932 – e-mail: vestita@ita.br 

Cursos Ministrados

Engenharia Aeronáutica,  Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular

Considerado um dos mais difíceis do país, o processo seletivo para ingresso no ITA passou por algumas mudanças em 2018. Sendo realizado uma vez ao ano, o vestibular conta com Exame de Escolaridade e Inspeção de Saúde. 

O Exame de Escolaridade passa a ter duas fases: objetiva e dissertativa. Na primeira etapa, aplicado em apenas um dia, os vestibulandos devem responder 70 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química.

A segunda fase das provas teóricas será aplicada para os aprovados na primeira. Neste caso, serão dois dias de provas: 

1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química
2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação

Os candidatos aprovados nas duas fases devem se apresentar na sede do Ita, em São José dos Campos, para o Exame Médico, por meio do qual é verificada a aptidão física dos candidatos convocados.

Site
www.ita.br