Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Por Adriano Lesme

Fachada do Prédio 1, onde fica a Reitoria
Fachada do Prédio 1, onde fica a Reitoria
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A origem da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) remonta à chegada dos Irmãos Marista ao Rio Grande do Sul, em 1900. A instituição começou como Colégio Rosário, mas nos anos seguintes foram criadas as faculdades de Ciências Políticas e Econômicas, em 1931, de Filosofia, Ciências e Letras, em 1940, e as Escolas de Ciências Sociais, em 1945. e Direito, em 1947. As faculdades se uniram e formaram a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE). Em 1950 o Papa Pio XII outorgou a USBEE, que passou a receber o nome atual. Até 1960 a PUCRS dividiu espaço com o Colégio Rosário, depois foi construído o Campus Universitário no Centro de Porto Alegre.

Campus Central: Av. Ipiranga, 6681 – Partenon - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3320-3500

Campus Viamão: Av. Senador Salgado Filho, 7.000 - Viamão/RS - Fone: (51) 3320-7100

Cursos Ministrados

Porto Alegre: Administração (Administração de Empresas; Comércio Internacional; Empreendedorismo e Sucessão; Gestão e Tecnologia da Informação; Marketing), Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência e Inovação de Alimentos, Ciências Sociais, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Física Médica, Geofísica, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Turismo, História, Hotelaria, Letras, Matemática Empresarial, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Química Industrial, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Tecnologia em Escrita Criativa, Tecnologia em Gastronomia.

Ensino a distância

Não possui cursos de graduação a distância, apenas especialização e extensão. Site: www.ead.pucrs.br

Vestibular

O vestibular da PUCRS é realizado em três modalidades:

Modalidade I - Vestibular: Nesta modalidade o candidato opta por fazer apenas a prova do Vestibular da PUCRS.

Modalidade II - Enem: Nesta modalidade o candidato utiliza apenas o seu desempenho no Enem para a classificação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modalidade III - Vestibular + Enem: Nesta modalidade o candidato faz a redação e também concorre com o desempenho no Enem, valendo para critérios de classificação a melhor colocação: pontos na redação (Modalidade I) ou pontuação no Enem (Modalidade II).

No Vestibular de Verão as provas são realizadas em um dia, com duração de 5h30 para o curso de Medicina e 4h30 para os demais cursos. Neste processo seletivo as provas são divididas em dois núcleos de acordo com o curso escolhido: núcleo comum e núcleo específico.

Núcleo comum: aplicado a todos os cursos e composto de 30 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e uma redação.

Núcleo específico:

  • Cursos ligados às Escolas de Direito, de Negócios, de Comunicação, Artes e Design, e de Humanidades: 20 questões de História, Geografia e Literatura
  • Cursos ligados às Escola Politécnica, de Ciências da Saúde, e de Ciências: 20 questões de Química, Biologia e Física

Total: 50 questões (30 do núcleo comum + 20 do núcleo específico) e Redação

  • Curso de Medicina: 20 questões de Química, Biologia e Física + 20 questões de História, Geografia e Literatura

Total: 70 questões (30 do núcleo comum + 40 do núcleo específico) e Redação

O Vestibular de Inverno não possui prova objetiva e avalia os candidatos por meio das notas do Enem e redação. Os candidatos que optam por utilizar a pontuação do Enem concorrem a 80% das vagas ofertadas pela instituição, já os candidatos que escolhem fazer a prova de redação concorrem aos outros 20% das vagas.

Enem

A PUCRS utiliza as notas do Enem para o Vestibular de Inverno, sendo uma das modalidades oferecidas para o ingresso na instituição.

Site
www.pucrs.br