Cadastre-se

UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Por Adriano Lesme
 


Vista aérea do Campus Universitário

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nasceu na época em que um grupo de idealistas fundou a Escola Universitária Livre de Manáos, sendo denominada posteriormente de Universidade de Manáos. Após passar uma época de grandes dificuldades, resultando até mesmo na fragmentação da universidade em cursos isolados e independentes, no dia 12 de junho de 1962, com o apoio do senador Arthur Virgílio Filho, a ideia de uma universidade federal tomou força e proporção novamente, tendo mantido seu propósito intelectual até os dias atuais.

Campus Universitário: Av. General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000 - Manaus/AM. Telefone: (92) 3305-4559.

Campus do Polo Alto Solimões: Rua 1 de Maio, Colônia - Benjamim Constant/AM. Telefone: (97) 3415-5677.

Campus do Polo Médio Solimões: Estrada Coari/Mamiá, 305, Espirito Santo - Coari/AM. Telefone: (97) 3561-2363.

Campus do Polo Vale do Rio Madeira: Rua 29 de Agosto, 786 B. Espírito Santo - Humaitá/AM. Telefone: (97) 3373-1180.

Campus Universitário "Dourval Varela Moura": Rua Paraíba, 2186. Bairro Palmares - Parintins/AM. Telefone: (92) 3533-2251.

Campus Universitário "Moisés Benarrós Israel": Rua Nª Srª do Rosário, 3863, Bairro Tiradentes - Itacoatiara/AM. Telefone: (92) 3521-3519.

Cursos Ministrados em Manaus

Ciências Agrárias: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Zootecnia.

Ciências Biológicas: Biotecnologia, Biologia, Ciências Naturais, Educação Física (Promoção em Saúde e Lazer, Treinamento Esportivo), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia.

Ciências Exatas: Arquitetura, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Gás e Petróleo, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações), Engenharia Mecânica, Engenharia Quimica, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Matemática Aplicada, Química, Sistemas de Informação.

Ciências Humanas: Administração, Arquivologia, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras (Português, Francês, Espanhol, Inglês e Janponês), Música, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas, Serviço Social.

Cursos ministrados no Interior

Benjamim Constant: Administração em Gestão Organizacional, Antropologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências Agrárias e Ambientais, Letras Português/Espanhol, Pedagogia.

Coari: Biotecnologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição.

Humaitá: Agronomia, Engenharia Ambiental, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Letras (Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Inglesa).

Parintins: Administração em Gestão Organizacional, Artes Plásticas, Educação Física, Jornalismo, Serviço Social, Pedagogia, Zootecnia.

Itacoatiara: Agronomia, Ciências Farmacêuticas, Licenciatura em Ciências: Matemática/Física, Licenciatura em Ciências: Biologia/Química, Engenharia da Produção, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária, Química Industrial, Sistemas de Informação.

Ensino a Distância

Administração, Administração Pública, licenciaturas em Educação Física, Artes Visuais, Biologia e Ciências Agrárias.

Site: http://ced.ufam.edu.br/

Vestibular

O candidato pode optar por três formas de ingresso. Para ingresso no primeiro semestre, metade das vagas é reservada para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) e metade para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O PSC funciona de forma seriada, ou seja, o estudante faz uma prova em cada ano do Ensino Médio. O SiSU utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A outra forma de ingresso é pelo Processo Seletivo Macro de Verão (PSMV), que seleciona alunos para ingresso no segundo semestre nos cursos dos campi do Interior.

Cotas

A UFAM cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. No PSC e SiSU 2013 a reserva foi de 16%, para ingresso em 2014 terá que ser de 25%, até chegar aos 50% em 2016.

Site
www.ufam.edu.br









Receber respostas por email


  • terça-feira | 30/09/2014 | Lilian Maramaldo

    Olá! Participei do PSC, porém, não consegui a aprovação. Fazendo o Ensino médio novamente, posso fazer o PSC outra vez? Aguardo retorno! Abraços!

  • terça-feira | 30/09/2014 | Dayse Luan
    1 0

    Olá Lilian, como este é um caso específico entre em contato com a universidade para se informar.

  • sexta-feira | 01/08/2014 | weberton lever

    oi gente boa noite? tudo bem com todos....!!!!!

  • sexta-feira | 21/03/2014 | Luh barros

    Ola boa tarde, me chamo Luciene. Moro atualmente no estado de Roraima, mais pretendo ir morar em Parintins no meio do ano. Percebi que há um Campus que oferece a disciplina que eu quero cursar. Gostaria muito de concorrer a uma vaga, por isso quero saber como faco para concorrer e garantir a minha. Desde já agradeço..

Brasil Escola nas Redes Sociais