Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Por Letícia de Oliveira Januário

Faculdade de Direito
Faculdade de Direito
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criada em 8 de agosto de 1969. Atualmente, conta com cerca de 24 unidades acadêmicas, desenvolvendo atividades de ensino, extensão e pesquisa em cinco áreas: Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e Tecnologia, Humanas e Letras e Artes.

Campus Universitário (Sede): Rua Gomes Carneiro, 1, Centro - Pelotas/RS. Telefone: (53) 3921-1401.

Campi PelotasCentros e Faculdades pela cidade

Campus Capão do Leão: Campus Universitário, S/N - Capão do Leão/RS

Cursos Ministrados 

Centro de Artes: Artes Visuais Bacharelado, Artes Visuais Licenciatura, Ciências Musicais, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, Cinema e Animação (em Extinção), Composição Musical, Dança Licenciatura, Design Gráfico, Design Digital, Música Licenciatura, Música Bacharelado e Teatro Licenciatura.

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA): Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Química de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Química Florense e Farmácia.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC): Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica e Tecnólogo em Geoprocessamento. 

Centro de Educação Aberta e a Distancia (CEAD): Pedagogia, Espanhol, Educação do Campo e Matemática. 

Centro de Engenharias (CENG): Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica e Engenharia Industrial Madeireira.

Centro de Letras e Comunicação (CLC): Licenciatura – Letras, Bacharelado – Letras e Jornalismo. 
Conservatório de Música: Bacharelado em Canto, Bacharelado em Flauta, Bacharelado em Piano, Bacharelado em Violão, Bacharelado em Violino, Bacharelado em Composição e Bacharelado em Ciências Musicais.

Escola Superior de Educação Física (ESEF): Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Educação Física. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faculdade de Administração e Turismo (FAT): Administração (Bacharelado), Turismo (Bacharelado), Gestão Pública (Tecnológico), Processos Gerenciais (Tecnológico)

Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM): Agronomia 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB): Arquitetura e Urbanismo 

Faculdade de Direito: Direito

Faculdade de Educação (FAE): Pedagogia

Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO): Enfermagem

Faculdade de Medicina (FM): Medicina

Faculdade de Meteorologia (FMET): Meteorologia 

Faculdade de Nutrição (FN): Nutrição e Gastronomia

Faculdade de Odontologia (FO): Odontologia

Faculdade de Veterinária (FVET): Veterinária

Instituto de Biologia (IB): Ciências Biológicas 

Instituto de Ciências Humanas (ICH): Antropologia (Habilitação em Antropologia Social e Cultural e Arqueologia), Conservação e Restauro, Economia, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História (Licenciatura e Bacharelado) e Museologia.

Instituto de Física e Matemática (IFM): Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física 

Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP): Ciências Sociais – Bacharelado, Ciências Sociais – Licenciatura, Filosofia – Bacharelado, Filosofia – Licenciatura, Administração – Produção Vestuário, Antropologia, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia Madeireira, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, Gestão Pública, Museologia, Nutrição, Odontologia, Química de Alimentos, Terapia Ocupacional

Educação a Distância 

Possui o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), disponibilizando os cursos de Educação do Campo, Letras/Espanhol, Matemática e Pedagogia. Site: cead.ufpel.edu.br/

Vestibular e Enem 

A UFPel aderiu ao sistema de ingresso às universidades federais proposto pelo MEC. O ingresso se dá com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

A UFPel reserva metade das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Site
www.ufpel.edu.br