Cadastre-se

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Por Adriano Lesme
 


Campus III Jardim Botânico / Foto: Leonardo Bettinelli

A UFPR se considera a universidade mais antiga do Brasil, criada em 1912 com o nome de Universidade do Paraná. Em 1913 começou a funcionar como instituição particular até sua federalização em 1950, passando a se chamar Universidade Federal do Paraná. Atualmente, a instituição é uma das mais renomadas do País, oferecendo cursos em Curitiba, Pontal do Paraná, Patolina e Matinhos.

Campus I - Juvevê: Rua dos Funcionários, 1.540, Cabral - Curitiba/PR

Campus II - Reitoria: Rua Quinze de Novembro, 1299, Centro - Curitiba/PR. Fone (41) 3360-5000

Campus III - Centro Politécnico: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210, Jardim das Américas - Curitiba/PR

Campus Pontal do Paraná: Av. Beira-mar s/n, Pontal do Sul - Pontal do Paraná/PR - Fone (41) 3455-1333

Campus Avançado Palotina: R. Pioneiro, 2153, Jardim Dallas – Palotina/PR - Fone (44) 3211-8500

Campus Matinhos - UFPR Litoral: Avenida Jaguariaíva, 512, Caiobá – Matinhos/PR - Fone: (41) 3511-8300

Cursos Ministrados

Curitiba - Jardim das Américas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciência da Computação, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Informática Biomédica, Matemática, Matemática Industrial, Química, Engenharia da Produção, Engenharia Cartográfica, Geologia, Geografia, Ciências do Mar; Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comunicação Institucional, Construção de Instrumentos Musicais - Luteria, Gestão Pública, Gestão de Qualidade, Negócios Imobiliários, Produção Cênica, Secretariado Executivo.

Curitiba - Jardim Botânico: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Gestão da Informação.

Curitiba - Praça Santos Andrade: Direito.

Curitiba - Alto da Glória: Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional.

Curitiba - Centro: Antropologia, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Design, Artes, Filosofia, História, Letras, Música, Psicologia, Turismo, Pedagogia, Licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Química.

Curitiba - Juvevê: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária, Zootecnia.

Palotina: Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária; Tecnologias em Aquicultura, Biocombustíveis, Biotecnologia.

Matinhos: Artes (Licenciatura), Ciências (Licenciatura), Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão Desportiva e do Lazer, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Informática e Cidadania, Linguagem e Comunicação (Licenciatura), Saúde Coletiva, Serviço Social, Agroecologia, Gestão Imobiliária, Gestão de Turismo, Orientação Comunitária.

Vestibular

Na primeira fase, os inscritos são submetidos a 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Na segunda, são avaliados por exames discursivos de compreensão e produção de textos e conhecimentos direcionados ao curso escolhido.

Para os candidatos aos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, a seleção tem ainda uma terceira fase, realizada por meio de disciplinas específicas a serem cursadas na universidade no 1º semestre do ano de ingresso.

A instituição realiza ainda processo seletivo específico para ocupar as vagas da UFPR Litoral.

Enem

O Enem representa 10% da pontuação final do candidato no vestibular tradicional. Além disso, a UFPR reserva 25% das suas vagas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No Processo Seletivo 2014, 1.596 das 6.237 vagas oferecidas foram para o SiSU.

Ensino a distância

Administração e licenciatura em Pedagogia. Site: www.nead.ufpr.br

Cotas

A UFPR cumpre a Lei de Cotas e possui sua prória política de ação afirmativa. No Vestibular 2014, 25% das vagas foram para a lei e 15% para a política. Como a reserva de vagas da UFPR foi implantada em 2004 e tem duração de 10 anos, o Vestibular 2015 deve separar vagas apenas para os beneficiados pela Lei de Cotas, ou seja, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. No Vestibular 2015 a reserva será de 37,5% e no Vestibular 2016, 50%.

Site
www.ufpr.br









Receber respostas por email


  • segunda-feira | 14/04/2014 | MARIA HELENA ...

    MORO NO SUL,MAS GOSTARIA DE FAZER O VESTIBULAR PARA PSICOLOGIA,MAS GOSTARIA DE SABER SE PODERIA COLOCAR DUAS OPÇÕES,COMO TERAPIA OCUPACIONAL,E SE POSSÍVEL SABER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE CURSO.OBRIGADA!!!

  • quarta-feira | 16/04/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Maria, depende da instituição, a UFPR não costuma aceitas inscrições para dois cursos. Saiba mais sobre a graduação aqui: http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/terapia-ocupacional.htm

  • sexta-feira | 11/04/2014 | Dimar

    Bom dia! Sou do Pará, e estamos pensando em uma transferencia para o Paraná-Curitiba. Meu filho vai prestar ENEM este ano, gostaria de maiores informações sobre o curso na UFPr em BIOMEDICINA. Desde já agradeço!

  • sexta-feira | 11/04/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Dimar, confira as informações sobre o curso aqui: http://www.bio.ufpr.br/portal/biomedicina/

Brasil Escola nas Redes Sociais