Cadastre-se

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

Por Adriano Lesme
 


Arco de entrada da UFSM

A UFSM foi criada no dia 14 de dezembro de 1960 pelo professor José Mariano da Rocha Filho. Ao longo de sua história, a comunidade universitária conquistou grandes avanços para a UFMS, com destaque para os vários projetos realizados, visando sempre o progresso da sociedade.

Campus Universitário: Av. Roraima nº100, Cidade Universitária, Bairro Camobi – Santa Maria/RS - Fone (55) 3744-8900

Campus Frederico Westphalen: Linha 07 de Setembro s/n, Rod. BR 386 Km 40 – Frederico Westphalen/RS - Fone (55) 3744-8964

Campus Palmeira das Missões: Rua Assis Brasil nº42, Centro – Palmeira das Missões/RS - Fone (55) 3742-8800

Campus Silveira Martins: Rua Francisco Guerino, n° 407, Bairro Centro – Silveira Martins/RS - Fone (55) 3224-4701

Cursos Oferecidos

Santa Maria: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade Propaganda e Produção Editorial, Dança, Desenho Industrial, Direito, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Acústica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonouadiologia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Música e Tecnologia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Intenacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia, Teatro, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Sistemas para Internet, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Frederico Westphalen: Agronomia, Jornalismo, Relações Públicas com ênfase em Multimídia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Sistemas de Informação.

Palmeira das Missões: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia.

Silveira Martins: Administração, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo.

Educação a distância

Administração Pública, Educação Especial, Formação de Professores para a Educação Profissional, licenciatura em Física, Letras Português, Letras Espanhol, Pedagogia, licenciatura em Sociologia e Tecnologia em Agricultura Familiar.

Site: http://www.ufsm.br/ead/

Vestibular

O vestibular da UFSM até 2014 era dividido em Processo Seletivo Único (PSU) e Processo Seletivo Seriado (PSS). No final de 2014 foi anunciada a extinção imediata do PSU e gradativa do PSS, que ocorrerá no final de 2016. No PSS são realizadas as provas objetivas referentes ao 1º ano do Ensino Médio ou equivalente (PS1), ao 2º ano ou equivalente (PS2) e ao 3º ano (PS3), conforme a inscrição do candidato, seguida de uma prova de Redação. 

Ao PSS são destinadas 20% das vagas oferecidas anualmente pela UFSM.

Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são utilizadas para preencher 80% das vagas dos cursos da UFSM, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

A UFSM cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Site
www.ufsm.br









Receber respostas por email


  • segunda-feira | 13/04/2015 | lorenzo

    Olá! Eu fiz o ps1 mas não o ps2, eu tenho a opção de fazer todos em uma prova, ou fazer os dois? Ou apenas poderei entrar na ufsm pelo enem?

  • segunda-feira | 13/04/2015 | Lorraine Vilela Campos
    1 1

    Olá! Se você fez o PS1 o ano passado, esse ano pode fazer o PS2. Caso tenha feito o PS1 em 2013 e deixado de fazer o PS2 em 2014, sua chance de entrar é apenas pelo Enem.

  • quinta-feira | 26/03/2015 | Manoela

    Vocês já tem previsão das datas do vestibular para 2016?

  • sexta-feira | 27/03/2015 | Lorraine Vilela Campos
    2 2

    Olá! A UFSM não realizará o tradicional Processo Seletivo Único (PSU), substituindo-o pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual usa a nota do Enem como critério.

Brasil Escola nas Redes Sociais