Cadastre-se

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Por Adriano Lesme
 


Prédio Arthur Bernardes (reitoria)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi originada a partir da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922. Visando o desenvolvimento da Escola, em 1948, o Governo do Estado a transformou em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). A federalização ocorreu em 1969, quando também foi criado um campus na cidade de Florestal. Em 2006 mais um campus foi criado, em Rio Paranaíba. 

Campus Viçosa: Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Viçosa/MG - Fone: (31) 3899-2200

Campus Florestal: Rodovia LMG, 818, km 6 - Florestal/MG - Fone: (31) 3536-2266

Campus Rio Paranaíba: Rodovia BR 354 - km 310 (a 1.300m) - Rio Paranaíba/MG - Fone: (34) 3855-9000

Cursos Ministrados

Viçosa: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Bioquímica; Ciências da Computação; Ciências e Tecnologia de Laticínios; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Comunicação Social; Cooperativismo; Dança; Direito; Economia Doméstica; Educação Física; Educação Infantil; Enfermagem; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Química; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Secretário Executivo Trilíngue; Zootecnia.

Florestal: Administração; Agronomia; Engenharia de Alimentos; Ciências Biológicas; Ciências da Computação; Educação Física, Fisica; Matemática; Química; Tecnologia em Gestão Ambiental.

Rio Paranaíba: Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Nutrição; Química; Sistemas de Informação.

Ensino a distância

Administração e licenciaturas em História e Matemática. Site: www2.cead.ufv.br

Vestibular

As provas aplicadas pela UFV foram substituídas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam fazer as provas do Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este sistema de ingresso é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas nos cursos de graduação da UFV. Os 20% restantes são através do PASES.

Avaliação Seriada

Possui o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES). Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio fazem provas aplicadas pela própria UFV, enquanto que os estudantes do 3º ano fazem as provas do Enem. As provas realizadas no 1º ano têm peso de 20%, as do 2º ano 30%, e as do 3º ano 50%.

Cotas

A UFV cumpre a Lei de Cotas que determina reserva de metade das vagas dos cursos de graduação para candidatos que cursaram com aprovação todo o ensino médio na rede pública.

Site
www.ufv.br









Receber respostas por email


  • quinta-feira | 10/04/2014 | maria elianete

    mi ajude por favor, sou de Muriae. Tenho uma cadelinha muito guerida , mas nasceu sem anus, com 30 dias que descobri, fez uma cirurgia , as fezes vasava sem para, fez outra agora as fezes vem ate o anus ali si junta e ela si curva toda e so com minha ajuda que sai, muito trite .o ultimo veterinario disse que só em Viçosa resolveria o caso dela , ai na faculdade , preciso leva ela ai mas nada cionheço ai e nen sei como começar tudo isso pois não tenho carro pra fica indo i vindo, procurei uma carona mas nada . Gostaria si não for com vcs que mi desce uma luz para eu cuida da Aysha poi é muito nova tem 9 meses mas sofre bastante.Mi dizeram que na faculdade ai faço sem gasta , pago só exames . POR FAVOR MI AJUDE

  • sexta-feira | 11/04/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Maria, esta não é a página da UFV. Tente contato com o curso de Medicina Veterinária aqui: http://www.dvt.ufv.br/links.php

  • quinta-feira | 27/02/2014 | william

    olá equipe do brasil escola. boa tarde. sou um pai preocupado com as mudanças na educação do nosso país. minha filha termina o ensino fundamental 2 este ano, no próximo ela fará 15 anos no ensino médio. com término previsto para 2017. como devo aproveitar melhor as notas do enem para ela entrar em univ. pública já que ela quer estudar medicina. obs. ela sempre estudou em escola particular aqui em angra dos reis, mas eu não tenho condições de arcar com as despesas de uma particular. Por isso estou preocupado. abraços. aguardo resposta. william.

  • quinta-feira | 27/02/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Olá, William! Para o estudante conseguir boas notas no Enem ele deve ter principalmente a capacidade de associar as disciplinas estudadas com o cotidiano, além disso o exame trabalha a interdisciplinaridade, ou seja, busca unir os conteúdos de diferentes matérias. Sendo assim, é importante que a sua filha consiga ter bom desempenho escolar durante todo o ensino médio, assim ela estará preparada para as provas. Ela pode ainda fazer um cursinho preparatório durante o terceiro ano, algumas cidades oferecem aulas gratuitas, tente se informar à respeito. No mais, estimule sua filha a estar sempre praticando o hábito da leitura, que pode ser decisivo na hora das provas.

Brasil Escola nas Redes Sociais