Cadastre-se

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Por Adriano Lesme
 


Prédio Arthur Bernardes (reitoria)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi originada a partir da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922. Visando o desenvolvimento da Escola, em 1948, o Governo do Estado a transformou em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). A federalização ocorreu em 1969, quando também foi criado um campus na cidade de Florestal. Em 2006 mais um campus foi criado, em Rio Paranaíba. 

Campus Viçosa: Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Viçosa/MG - Fone: (31) 3899-2200

Campus Florestal: Rodovia LMG, 818, km 6 - Florestal/MG - Fone: (31) 3536-2266

Campus Rio Paranaíba: Rodovia BR 354 - km 310 (a 1.300m) - Rio Paranaíba/MG - Fone: (34) 3855-9000

Cursos Ministrados

Viçosa: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Bioquímica; Ciências da Computação; Ciências e Tecnologia de Laticínios; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Comunicação Social; Cooperativismo; Dança; Direito; Economia Doméstica; Educação Física; Educação Infantil; Enfermagem; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Química; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Secretário Executivo Trilíngue; Zootecnia.

Florestal: Administração; Agronomia; Engenharia de Alimentos; Ciências Biológicas; Ciências da Computação; Educação Física, Fisica; Matemática; Química; Tecnologia em Gestão Ambiental.

Rio Paranaíba: Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Nutrição; Química; Sistemas de Informação.

Ensino a distância

Administração e licenciaturas em História e Matemática. Site: www2.cead.ufv.br

Vestibular

As provas aplicadas pela UFV foram substituídas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam fazer as provas do Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este sistema de ingresso é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas nos cursos de graduação da UFV. Os 20% restantes são através do PASES.

Avaliação Seriada

Possui o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES). Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio fazem provas aplicadas pela própria UFV, enquanto que os estudantes do 3º ano fazem as provas do Enem. As provas realizadas no 1º ano têm peso de 20%, as do 2º ano 30%, e as do 3º ano 50%.

Cotas

A UFV cumpre a Lei de Cotas que determina reserva de metade das vagas dos cursos de graduação para candidatos que cursaram com aprovação todo o ensino médio na rede pública.

Site
www.ufv.br









Receber respostas por email


  • quinta-feira | 17/07/2014 | Kênia Amora

    Gostaria de tirar um pequena dúvida . Fiz o Pases 1,2 e nesse ano (2014) faço o último 3.... o meu rendimento no primeiro foi melhor que no segundo Pases . Então gostaria de saber que se por exemplo eu for mal no Enem 2014 tipo for com a nota na média eu vou ter chance de entrar ba UFV? OBRIGADA!

  • quarta-feira | 23/07/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Kênia, sempre há chances. Se não conseguir pelo Pases poderá tentar pelo SiSU também.

  • terça-feira | 15/07/2014 | vilma gon&cced...

    gostaria de saber se ufv tem vestibular de engenharia quimica agora no meio do ano. se tem, qual a data para inscriçao, como faze´la?.estou pesquisando para meu filho. ele já passou em terceiro lugar para direito, mas nao é isso que ele quer. por favor me respondam, eu nao entendo nada de computador e entro em desespero quando nao consigo respostas. .por favor me ajudem...obrigada vilma

  • terça-feira | 15/07/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Olá, Vilma. A UFV não aplica mais o vestibular tradicional, agora a seleção é feita por meio do SiSU, desta forma seu filho precisa fazer o Enem e depois se inscrever no SiSU. As vagas para o meio do ano já foram preenchidas, agora só haverá seleção para o 1º semestre de 2015.

Brasil Escola nas Redes Sociais