Cadastre-se

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Por Adriano Lesme
 


A história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve início em 1946, quando foi deflagrada na cidade uma campanha para criação de uma faculdade de Medicina, que só foi autorizada a funcionar em 1963. A Unicamp foi fundada oficialmente em outubro de 1966.

Além de Campinas, a instituição também está presente em Piracicaba, Limeira e Paulínia, compreendendo 21 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde, além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio.

Sede: Campus Zeferino Vaz – distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP - Fone: (19) 3521-7000

Piracicaba: FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) – Av. Limeira, 901 - Fone: (19) 2106-5200

Limeira: FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) – Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Sta Luiza - Fone: (19)-3701-6652; FT (Faculdade de Tecnologia) – Rua Paschoal Marmo, 1888, Jd. Nova Itália - Fone: (19) 2113-3368

Paulínia: CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) - Rua Alexandre Cazelatto, 999, Vila Betel - Fone: (19) 2139-2850

Cursos Ministrados

Campinas: Artes Cênicas, Comunicação Social - Midialogia, Dança, Artes Visuais, Música, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Básico Integrado em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação - Modalidade Sistemas de Informação, Ciência da Terra, Geografia, Geologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Física Médica e Biomédica, Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Química, Química Tecnológica, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estudos Literários, Filosofia, História, Letras.

Piracicaba: Odontologia

Limeira: Administração, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Telecomunicações, Nutrição, Ciência do Esporte, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Controle Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Estradas.

Vestibular

O vestibular da Unicamp é dividido em duas etapas. A primeira é classificatória, aplicada em um dia e composta por duas provas de redação e 48 questões objetivas das disciplinas do ensino médio. A segunda fase é disputada em três dias. No primeiro dia os candidatos respondem 12 questões de português e literatura e 12 de matemática. O caderno de provas do segundo dia tem 18 perguntas de ciências humanas e artes e 6 de inglês. No último dia são 24 questões de ciências da natureza. Todas as questões da 2ª fase são discursivas.

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música são submetidos também a exames de habilidades específicas. 

Enem

O estudante pode optar por utilizar uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aumentar a pontuação no vestibular. O desempenho obtido nas provas objetivas do Enem pode compor a nota da primeira fase. Para isso, é necessário informar corretamente o número de inscrição do Enem no ato da inscrição para o vestibular.

Cotas

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) adiciona pontos ao desempenho de estudantes da rede pública. Para saber mais, clique aqui.

Ensino a distância

A Unicamp não oferece cursos a distância, mas alguns cursos disponibilizam disciplinas virtuais.

Endereço
www.unicamp.br









Receber respostas por email


  • domingo | 31/05/2015 | Karyna

    E Pedagogia? Não tem?

  • segunda-feira | 01/06/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! Não tem.

  • segunda-feira | 16/03/2015 | israel Paula d...

    Olá, sou Israel Paula. Gostaria de saber como funciona o processo de transferência ? Eu estudo na Uninorte, há como me transferir para campinas. Como funciona este processo?

  • terça-feira | 17/03/2015 | Adriano Lesme
    2 2

    Olá. Tire todas as suas dúvidas aqui: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp-responde/perguntas-mais-comuns/transferencias

Brasil Escola nas Redes Sociais